O “Boi Manaus” é realizado anualmente pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), e neste ano, teve seu calendário adiado devido a forte onda de fumaça que encobriu a cidade no período, mas a alteração de data não diminuiu a grandiosidade da festa bovina que reuniu, nas noites de 1 e 2 de dezembro, milhares de brincantes, nesta primeira noite, para dançar o “dois pra lá, dois pra cá”.
A primeira noite do Boi Manaus 2023 exaltou a cultura popular, com o tema: “o som que vem da floresta”. Vinte e cinco artistas se apresentaram nos dois palcos montados, com muita toada e ritmo que emocionaram o público presente no sambódromo.
Dentre os artistas que se apresentaram nos dois palcos nesta primeira noite estavam: Alciro Neto, Klinger Júnior, Marujada, Curumins da Baixa, Edilson Santana, PA Chaves, Batucada, Carlos Batata, entre outros.
A noite de encerramento aconteceu no sábado (2) e foi marcada pela apresentação dos grandes nomes da cultura popular, como os itens dos bumbás Garantido e Caprichoso: Israel Paulain e Sebastião Júnior, Prince do Boi e Patrick Araújo, a Marujada de Guerra e a Batucada. Além das vozes femininas de Márcia Siqueira e Márcia Novo, que levaram os brincantes a ficarem com gostinho de quero mais.
Foto: Jair Costa, Clóvis Miranda e João Viana/Semcom
Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a Prefeitura de Manaus cumpre o papel da gestão pública em valorizar a cultura do Amazonas e a tradição.
“Mais uma vez a gente vê a gestão do prefeito David Almeida cumprindo o papel como poder público em valorizar e apoiar os eventos culturais da cidade. O Boi Manaus é tradicional e faz parte do calendário da cidade, pontuou.
Cardoso ressaltou ainda a movimentação na economia e a geração de emprego.
“Estamos gerando mais de mil e duzentos empregos diretos e indiretos. E o que circulou desde a confecção do evento e dentro do evento é algo em torno de 3,5 milhões de reais, o que significa que a estratégia da Prefeitura de Manaus, do prefeito David Almeida, que é investir em cultura, turismo e trazer o turista cada vez mais para Manaus, está dando muito certo”, frisou.