A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) lançou na quarta-feira (26) a 5° edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa). O evento de lançamento aconteceu na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico da Ponta Negra, zona oeste.
Segundo a Abrasel, a feira é o maior evento gastronômico da região Norte, e tem como meta inserir o Amazonas na rota do turismo gastronômico. A Figa vai ser realizada de 30 de setembro a 1 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Neste ano, a feira traz grandes novidades como espaços exclusivos, mini chefs, degustação de queijos, serviços de café da manhã e almoço, entre outras coisas.
“Esse é o maior evento gastronômico do Norte, e esta edição tem como frente o turismo gastronômico”, disse o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini.
Além do presidente da Abrasel, estiveram presentes no lançamento o prefeito de Manaus, David Almeida, Oreni Braga, vice-presidente da Manauscult, Marcos Apolo Muniz, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Ian Ribeiro, vice-presidente da Amazonastur, e representantes de outras entidades e setores do estado.
Ian Ribeiro, vice-presidente da Amazonastur, destacou a importância da FIGA2023 para o turismo no estado.
“A Amazonastur está apoiando mais uma vez a FIGA, nós entendemos que a feira é primordial para o desenvolvimento do estado no turismo gastronômico e faz com que fiquemos mais orgulhos e empolgados em fazer parte da feira gastronômica que divulga o Amazonas para o mundo inteiro e que traz culinária e pessoas para conhecer a região, que muitas delas nunca tiveram contato com nossa gastronomia e produtos, isso abre porta para que esses visitantes exportem para outras partes do mundo nossos doces, nossos peixes, molhos e frutas”.
Serviço
FIGA 2023 – Feira Internacional de Gastronomia Amazônica
Dias de realização: 30 de setembro a 1 de outubro
Local: Centro de Convenções Vasco Vasques