Manaus,
×
Manaus,

Registrando

28 anos do MAG leva multidão ao Sambódromo

Um passeio por décadas de toadas antológicas marcou a noite de quem esteve no Sambódromo nesta noite/madrugada, em mais de sete horas de espetáculo


Em meio a chuva deste sábado (24) em Manaus, a Nação Vermelha e Branca, fez a festa durante a comemoração dos 28 anos do Movimento Amigos do Garantido (MAG). Uma multidão de torcedores encarnados lotou o Sambódromo de Manaus em uma noite apoteótica e inesquecível.

53550950475_fa91faa4fa_o

Foto: Teka Prado

“Esse evento é o primeiro de muitos. E nós estamos provando que a cultura, agora, o boi-bumbá tá aqui em cima, graças à nossa cunhã Isabelle Nogueira. Então, deu um boom no boi novamente. A festa tá maravilhosa, eu só tenho a agradecer à Nação Vermelhra e Branca por ter comparecido em massa, ao nosso evento. Nós temos que pensar na cultura. Aqui, no Amazonas, em Manaus. Chamar os jovens para participar, pra conhecer o boi-bumbá Garantido. Então, podem esperar surpresas porque o Movimento (Amigos do Garantido) vem pra arrebentar, em 2024. E o boi-bumbá Garantido vai ganhar o festival”, declarou Cláudia Santos, presidente do MAG.

O presidente do Garantido, Fred Góes, considera que a trajetória do MAG é um exemplo de vitória, diante de tanto trabalho que já foi realizado. “São 28 anos de luta, de suor, eu, seu acompanhei, não foi fácil. Mas o MAG sempre foi o nosso braço de apoio em Manaus, divulgando o nosso festival, fora temporada. Então, o MAG é o nosso porto seguro, em termos de comprometimento com o nosso próprio boi”, afirmou Fred Góes.

Estrutura

Uma estrutura especial foi montada. Telões em LED mostravam as diversas fases do MAG, som, palco e iluminação também foram pensados para não deixar nada a desejar. Os dançarinos do Garantido Show envolveram os espectadores e os integrantes do Comando Galera mantiveram a animação da galera.

festa-dos-28-anos-do-mag-foto-eduardo-cavalcante-5

(Foto: Eduardo Cavalcante)

As apresentações começaram às 20h com PA Chaves no palco que logo em seguida deu lugar ao show de Márcia Novo, Carlos Batata, na sequência Luciano Araújo, Fábio Casagrande e Patrick Hebert. Outros nomes que marcaram os 28 anos do MAG, como o Carlinhos do Boi, avermelhou o Sambódromo. Felipe Júnior, Robson Júnior e Leonardo Castelo também passaram pelo palco do sambódromo.

A Batucada Garantido entrou tocando no meio da galera, em um dos momentos apoteóticos da noite. Os batuqueiros trouxeram uma das vozes mais emblemáticas do Festival de Parintins, David Assayag. A voz da Amazônia também chegou no meio da galera para dar início à segunda parte da programação.

festa-28-anos-do-mag-foto-eduardo-cavalcante-2

(Foto: Eduardo Cavalcante)

A Contagem, toada de 1996 foi entoada na voz do Rei, e nas milhares de vozes que lotaram o sambódromo, junto à primeira batida do Ritmo, Cadência e Tradição da Batucada, num verdadeiro caldeirão vermelho e branco.

Testemunhos

No meio da plateia, muita gente que acompanhou o início dos Currais do Garantido, com a fundação do MAG, assistiu emocionada às apresentações de ontem. Grupos inteiros, como o da família Seabra, que “não perde por nada qualquer evento do Boi do Povão” em Manaus, e também em Parintins. A família tem muita história para contar. “Eu comecei a ir ao Festival de Parintins em 1989, de lá para cá nunca mais deixei de ir e fui levando os outros membros da minha família. Aqui em Manaus – que ninguém ouça – antes de começar os Currais do Garantido eu ia para os ensaios do contrário, mas descobri meu amor pelo Garantido quando de fato comecei a ir ao Curral do Olímpico Clube e então nunca mais deixamos de frequentar qualquer evento do nosso Boi. Então eu tenho que comemorar os 28 anos do MAG, sendo parte de todos esses 28 anos. Parabéns ao MAG, parabéns ao Garantido”, disse Sara Seabra, 62.

Outro que também não perdeu a festa foi advogado Alisson Santos, 45. Ele relembrou os tempos em que era dançarino do Garantido Show, em 1997.

“Logo que vim morar em Manaus, incomparavelmente eu “abracei” o Garantido. Virei dançarino da época do Olímpico e fiquei por uns cinco anos. Lembro que eu morava no bairro da Glória, e ia até a pé, mas não deixava de ir em nenhum ensaio porque ali eu me encontrava, era uma paixão avassaladora, é inexplicável. Eu me vejo nesses 28 anos do MAG de alguma forma”, disse o advogado.

festa-28-anos-do-mag-foto-eduardo-cavalcante

(Foto: Eduardo Cavalcante)

Ester Araújo, 43, é uma torcedora apaixonada pelo Garantido. Ela conta que começou a frequentar os eventos com 15 anos de idade.

“Eu tinha 15 anos naquela época. Papai não deixa eu ir, mas eu saia de casa às escondidas, mas eu ia. Eu chegava lá meia-noite, no ápice da festa, superlotado, e ficava ali perto da piscina, ou onde tinham uns coqueiros para não me entregarem para meu pai. Então minha paixão pelo vermelho e branco tem essas e muitas outras histórias. Hoje meu marido também o perreché, minha filha também é; uma tradição na minha vida”, entusiasmada conta Ester.

O industriário Neymar Ribeiro, 36, conta um pouco da experiência vivenciada ao longo dos anos, frequentando o curral.

“Nós sempre que podemos estamos nos eventos do Garantido. Para a nós é muito importante vir prestigiar nossa cultura, eu participo dos eventos desde os anos 90 quando o curral ainda era no Olímpico Clube, e sempre quando eu ouço as músicas mais antigas do Garantido bate aquela nostalgia, e ao longo dos anos eu vejo o quanto a festa tem evoluído”, comentou Neymar.

Muitas famílias estiveram presentes no aniversário do Movimento Amigos do Garantido, as amigas Aderlane da Silva, 44, e Valdinete Maquiné, 43, levaram as filhas para conhecer um pouco da nossa cultura.

“Acompanho o Garantido desde os anos 90. Fui pela primeira vez em Parintins em 1997 quando estava grávida do meu primeiro filho e de lá cá sempre que posso eu participo. Hoje eu trouxe minha filha Yzabelle de 12 anos que já participou do Curralzinho. Eu acho muito importante trazê-la para esses eventos, para ela conhecer as nossas raízes, e no futuro levar para conhecer o festival de Parintins ”, comentou a operadora de caixa, Aderlande.

“A minha filha queria muito conhecer o curral, mesmo ela já tendo escolhido o boi do coração dela, ela nunca tinha ido a uma festa do Garantido, mas tinha pedido para eu trazer ela. Acho importante os pais acompanharem os filhos, quando eles desejam conhecer um pouco mais da cultura”, disse Valdinete.

festa-dos-28-anos-do-mag-foto-eduardo-cavalcante-4

(Foto: Eduardo Cavalcante)

No palco

A Rosa Vermelha, em sua voz incomparável, Márcia Siqueira, dividiu o palco com David Assayag e a Batucada, e cantou a toada Revolução das Cunhãs, de 2022, emblemática. Outras toadas fizeram os torcedores viajarem no tempo como Eldorado, e uma sequência de Terceira, Quarta e Quinta Evolução, 1997, 1998, 1999, respectivamente. Ovacionado, o Boi Garantido, com o tripa Batista Silva evoluiu no palco ao som da toada Vendaval de Amor Garantido, de 2023, do álbum Garantido por Toda a Vida. Claro, o boi dividiu o palco com a sinhazinha da fazenda substituta, Noely Reis.

Adriano Paketá, o Pajé oficial do Garantido protagonizou o momento tribal. Chegou em cima de uma miniestrutura alegórica e fez sua performance ao som de “O Baiá”, toada que transformou o sambódromo em um grande cenário místico, em uma representação artística da ancestralidade indígena da inspiração do boi-bumbá.

festa-dos-28-anos-do-mag-foto-eduardo-cavalcante-6

(Foto: Eduardo Cavalcante)

A direção do evento também preparou um momento de apoio explícito à cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira que está participando do reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão. A mãe da cunhã, Jaque Nogueira, subiu ao palco, e foi aclamada pelos torcedores ao som da toada Isa-A-Bela feita especialmente para o item na voz de David Assayag.

Outras toadas que marcaram os 28 anos do MAG e que também não saem da cabeça dos apaixonados pelo boi da Baixa do São José foram cantadas pelo apresentador Israel Paulain, que fez o Sambódromo estremecer, principalmente na toada Treme Terra, e claro, com os versos do Amo do Boi Garantido João Paulo Faria.

“O Movimento Amigos do Garantido é muito importante para fomentar, divulgar e abraçar nosso Boi Garantido em Manaus. Merece todas as nossas reverências, por todos seus integrantes e torcedores apaixonados que fazem parte dessa história vitoriosa do nosso Boi Garantido. Esse é o ponta pé inicial de uma temporada também vitoriosa para todos nós que somos apaixonados pelo Boi do Povão. Estou muito confiante na gestão do Fred Góes com essa reconstrução muito eminente que está acontecendo, ele está muito feliz com esse ambiente de união, alegria. O Garantido é isso, é essência, tradição, e já estamos com o boi todo formatado, gigante, imponente, impactante para emocionar nosso povo vermelho lá no bumbódromo e que vai assistir no mundo inteiro Hoje é o ponta pé inicial do 33º título do melhor boi do mundo ”, disse Israel Paulain.

O levantador de toadas oficial do Garantido, Sebastião Júnior era uma das atrações mais esperadas pela Nação Vermelha e Branca, ele, dividindo o palco com o Israel Paulain, fez um show à parte para delírio da galera.

“A gente só tem a agradecer, primeiramente ao MAG, por sustentar essa paixão aqui em Manaus, é nosso alicerce aqui na capital. Prepara tanto a nossa galera, a Batucada, essa energia para levar a Parintins no festival. O MAG sempre colaborou com o Garantido, e merece comemorar, 28, 29, 30, 40 anos, sempre estaremos juntos. Agradeço à galera que compareceu, que veio, já com esse clima de vitória, estou sentindo que com certeza o Garantido vai ser campeão, e vamos levar o troféu para a Cidade Garantido, que está belíssima e foi reconstruída pela gestão do nosso presidente Fred Góes”, finaliza Sebastião Júnior.

festa-dos-28-anos-do-mag-foto-eduardo-cavalcante

(Foto: Eduardo Cavalcante)

Parabéns

Já era perto de 3h e os torcedores apaixonados não arredavam o pé do sambódromo. Nesse momento, o público parou para cantar os parabéns ao MAG com a presença dos associados, personalidades que fizeram história no Movimento, Rivaldo Pereira, diretor de eventos do MAG, além de coordenador da Batucada em Manaus, da presidente do MAG, Ana Cláudia Santos, da vice-presidente Ana Lúcia Holanda, e também do presidente do Boi Garantido, Fred Góes.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =