O título acima é o primeiro verso da música de Jorge Aragão e é o que vem à mente ao olhar as fotos feitas pelo empresário e fotógrafo Maury Guerreiro, na Praia do Tupé, em pleno rio Negro, próximo a Manaus. Com areias brancas, céu limpo e frequentada pela população manauara nos finais de semana e feriados.
A sensibilidade do fotógrafo apresentando um verdadeiro oásis, na quinta-feira, quando essas imagens chegaram na redação do PortalMZM, dia que o céu da cidade estava completamente fechado pela fumaceira. A semana passada foi assim, com uma certa trégua no final de semana. Quer respirar com liberdade? Vai para a praia do Tupé. Lá, você ainda consegue.
Como Chegar
O acesso à praia é somente pelo rio. A travessia é feita por embarcações, da cooperativa, que ficam na Marina do Davi, no Tarumã, sempre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 11h com retorno às 16h ou 17h. A viagem dura cerca de 30 a 40 minutos, R$30 (ida e volta). Agências oferecem passeio em barcos fretados.
Reserva
Considerada um paraíso da biodiversidade amazônica, existe, pasme, a menos de 25 quilômetros da área urbana de Manaus. As seis comunidades que integram a reserva têm no turismo de base comunitária e na agricultura familiar as suas principais fontes de renda.
Fotos: Maury Guerreiro
Fonte dos dados: Portal Amazonas é Mais