As artes visuais tomaram as ruas da Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus) a poucos dias do 55º Festival Folclórico de Parintins, que acontece de 24 a 26 de junho. Entre os destaques está o Mural Vitória da Cultura Popular, na fachada do Centro Cultural Bumbódromo e inaugurado pelo governador Wilson Lima na quarta-feira (15/06), durante as ações do Governo Presente no município.
A obra inédita, assinada pela dupla de artistas Curumiz, composta por Kemerson Freitas e Alziney Pereira, tem mais de 30 metros de arte e faz parte do “Circuito +Cultura”. Uma galeria de arte a céu aberto, de mais de 2 mil metros quadrados, também compõe a programação.
Segundo Wilson Lima, o Festival Folclórico de Parintins é uma oportunidade para criar políticas públicas de incentivo à cultura e ao turismo.
O governador visitou ainda os galpões dos bois Caprichoso e Garantido e destacou o trabalho dos artistas, a estrutura das alegorias e a geração de emprego e renda que as agremiações proporcionam ao estado.
Bumbódromo
Para o festival, o complexo onde acontece as apresentações de Caprichoso e Garantido passou por reformas na estrutura, conforme o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Sala de Cultura
Para a comunidade Vila Amazônia, o governador Wilson Lima entregou o projeto Sala de Cultura para a Escola Municipal Cívico Militar Tsukasa Uyetsuka. A iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, beneficia a população com instrumentos musicais e material didático para cursos, através do Liceu Digital.
Circuito
Neste ano, o público vai ser contemplado com uma programação alternativa durante o dia. É o “Circuito +Cultura”, composto pelo roteiro das artes, com intervenções em diferentes pontos da cidade. O circuito inclui visitação mediada ao Bumbódromo, das 9h ao meio-dia, e o Trio Panavueiro, com shows das 15h às 17h.
Também faz parte das intervenções a Estação +Cultura, espaço cultural instalado no Estádio Tupy Cantanhede, que vai funcionar das 9h às 17h, com apresentações, exposições coletivas de artes, espaços instagramáveis, feira de economia criativa e galerias de Caprichoso e Garantido.