Na manhã desta sexta-feira (10), o palco do Teatro Amazonas foi tomado pela magia da Ilha Tupinambarana com o lançamento do 56° Festival Folclórico de Parintins, que neste ano acontece nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho no Bumbódromo. Os bois Caprichoso e Garantido fizeram a festa da galera e mostraram um pouco da festa que aguarda os visitantes em Parintins.
De acordo com Wilson Lima, governador do Amazonas, os ingressos para a festa dos bumbás foram esgotados poucas horas após o começo a das vendas.
“No ano passado nós realizamos o maior festival de todos os tempos, mas pela demanda que temos tido, em menos de 2h todos os ingressos foram vendidos, já não tem mais barco, não tem mais acomodação, então acreditamos que a festa desse ano muito superior a festa que teve ano passado, iremos apresentar mais um grande espetáculo”, afirma Lima.
Destino Parintins
O grande fluxo de turistas em Parintins aumenta nessa época do ano, para garantir que sejam bem recebidos, Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur, contou que os cursos para preparar os comerciantes e população para esse tão esperado momento foi intensificado.
“Esse ano temos um desafio muito grande para realizar esse festival, ano passado o governo do Amazonas realizou o maior festival de todos os tempos, 112 mil turistas foram à Ilha para a arena, para o clima festivo, para celebrar nossa cultura, o nosso folclore e esse ano a nossa meta é igualar o festival do ano passado. Sabemos que o desafio é grande, igualar um recorde, mas o governo vem preparando uma estrutura ímpar, algo jamais visto no festival”, disse Sampaio.
“A gente já vem, desde o ano passado, realizando cursos de qualificação do mais diversos tipos, atendimento ao cliente, de organizador de eventos, garçom, camareira, tudo no intuito de qualificar a mão de obra para que quando chegue o momento do festival, o turista que vai para a Ilha seja bem recebido para que possa promover o destino Parintins, o destino Amazonas, de forma positiva a nível nacional e internacional”, concluiu Sampaio.
Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa, destacou a integração para a realização do festival.
“Particularmente já realizei muitos festivais, em diversas posições, mas nunca foi visto, como foi neste governo, a integração de tantos órgãos, segurança, saúde e todos aqueles que são necessários para que possamos fazer um festival incrível. O que foi visto aqui é uma pequena amostra, quase não conseguimos tirar os bois do palco, ficaram competindo até o último momento”, disse Muniz.
Patrocínio Master
Na ocasião, foi assinado o acordo de patrocínio master dos bumbás, Caprichoso e Garantido, com a Coca-Cola, marca que já é parceira de longa data do Festival de Parintins. Victor Bicca, diretor de relações governamentais da marca, falou sobre a importância do momento.
“Durante a pandemia foi muito difícil, a gente sabe como o governo junto com os apoiadores do evento contribuíram para que a gente pudesse passar esse período de uma maneira tranquila. Sabemos dos desafios e como foi difícil aqui no Amazonas, mas ano passado nós recuperamos isso com o brilho do maior festival de todos os tempos. Para nós, e principalmente pra mim, hoje somos movidos por dois sentimentos, emoção e orgulho”, afirma Bicca.
Confira um pouco da festa dos bumbás no lançamento do 56° Festival Folclórico de Parintins: