Os fandoms, como se chamam as comunidades de fãs organizadas e altamente engajadas, se tornaram um dos motores mais expressivos da economia criativa. Atualmente, esses grupos são responsáveis por criar narrativas, incentivar tendências e transformar qualquer evento em movimentos culturais de grande impacto.

Foto: Alex Pazuello/Secom
De acordo com o instituto Kearney Consumer, 80% dos consumidores afirmam que seu fandom traz alegria e propósito à vida. Além disso, 55% dos chamados “superfãs” mostram mais propensão a comprar de marcas associadas aos seus interesses.
Entretanto, no levantamento “A Era dos Fandoms”, realizado pela agência de publicidade Monks em parceria com o instituto de estudos culturais e comportamentais Floatvibes, 61% dos fãs afirmam que muitas marcas se aproveitam dessa devoção sem oferecer experiências realmente diferenciadas.
Para diminuir esse gap entre a paixão e o poder econômico, marcas amazonenses apostam no Festival Folclórico de Parintins para impulsionar as vendas ao passo que estimulam a rivalidade e, também, a devoção pelos bois Caprichoso e Garantido.
Em uma busca rápida na internet, é possível encontrar inúmeras marcas que oferecem produtos personalizados exclusivos voltados para os fãs do azul e do vermelho.
Os preços são variados e atendem a todos os níveis de fãs. É possível encontrar chaveiros e canetas a partir de R$ 19,90; bolsas crossbody a partir de R$ 69,90; bonés a partir de R$ 79,90; e camisas, em maior quantidade de oferta, a partir de R$ 89,90. Nas lojas, também é possível encontrar itens diferenciados, como pelúcias, brincos personalizados, acessórios para celular, entre muitos outros.

Foto: Mauro Neto/Secom
O Fila A entrou em contato com as marcas Canto Caprichoso, Vitrine Azul, Q’Boi e Grife Perreché para saber como é essa relação com os fãs dos bois parintinenses, mas não tivemos retorno de nenhuma delas.
Isso levantou curiosidade sobre outro quesito: o uso indevido de marca. Afinal, num cenário onde a informalidade ganha, todo o restante perde. Mas isso é conversa para outro momento.
O fato é que os fandoms representam uma nova fronteira para marcas e eventos no Brasil todo, e é bonito ver que o amazonense segue essa tendência. Mas quem busca transformar fidelidade emocional em retorno financeiro precisa investir, também, em conexões estratégicas e atendimento satisfatório. Só assim o coração fica azul ou vermelho o ano inteiro.


















