Manaus,
×
Manaus,

Curta-metragem sobre o Quilombo da Baixa da Xanda será lançado em Parintins nesta terça-feira

O território foi reconhecido oficialmente como quilombo pela Fundação Cultural Palmares, por meio da Portaria FCP nº 128, de 30 de maio de 2025


O curta-metragem “Símbolos de Resistência da Baixa da Xanda” será lançado nesta terça-feira, 24 de junho, às 19h, no tradicional Curralzinho da Baixa. A obra audiovisual é uma produção de Cleumara Monteverde, neta de Lindolfo Monteverde, fundador do Boi Garantido, e foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc, também conhecida como Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022.

img-20250624-wa0011

Imagens: Arquivo Pessoal/Cleumara Monteverde/Reprodução

A exibição ocorrerá após a ladainha e antes da saída do Boi Garantido pelas ruas da cidade, em homenagem a São João Batista promessa feita por Lindolfo Monteverde, após se recuperar de uma grave doença, tradição que segue viva até hoje, mantida por sua família.

O curta retrata a trajetória de luta e resistência da comunidade da Baixa da Xanda, reconhecida oficialmente como quilombo pela Fundação Cultural Palmares, por meio da Portaria FCP nº 128, de 30 de maio de 2025.

Segundo Cleumara, a produção reúne depoimentos de moradores e descendentes da família Monteverde, revelando o processo de formação da comunidade por pescadores pretos, ribeirinhos e indígenas.

“Convido a todos a prestigiar a exibição do curta-metragem do Quilombo da Baixa da Xanda, que é um importante símbolo de resistência cultural e histórica das comunidades afro-indígenas da região”, afirma a produtora.

img-20250624-wa0012

Imagens: Arquivo Pessoal/Cleumara Monteverde/Reprodução

Ela destaca que, quando o projeto foi iniciado, a certificação oficial pela Fundação Palmares ainda não havia sido concedida.

Ainda de acordo com Cleumara, a produção audiovisual reforça o protagonismo da família Monteverde na preservação das tradições herdadas dos ancestrais, como as rezas, ladainhas e a matança do boi, elementos que ajudaram a manter viva a cultura local.

“O projeto propõe resgatar a identidade afro-indígena. A narrativa percorre o caminho de aquilombamento iniciado por Dona Germana e consolidado por Dona Alexandrina, mulher negra, parteira, benzedeira e mãe de Lindolfo, que liderou a comunidade após a Abolição, transformando a Baixa da Xanda em reduto do Boi Garantido e das primeiras manifestações do bumbá em um terreiro afro-indígena”, explica.

Ela complementa que o reconhecimento não apenas legitima a existência do quilombo, mas também facilita o acesso dos moradores a projetos sociais.

Após o lançamento, o curta será distribuído em escolas e instituições do município e também estará disponível no YouTube.

img-20250624-wa0010

Imagens: Arquivo Pessoal/Cleumara Monteverde/Reprodução

Serviço

O quê: Lançamento do curta-metragem Símbolos de Resistência da Baixa da Xanda

Quando: Terça-feira, 24 de junho, às 19h

Onde: Curral Tradicional da Baixa do São José, Parintins

Entrada: Gratuita

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − cinco =