Manaus,
×
Manaus,

Coca-Cola Brasil celebra 29 anos de apoio ao Festival de Parintins

Com apoio da Solar Coca-Cola, companhia amplia ações de geração de renda, capacitação de mulheres e sustentabilidade no Festival e nas comunidades locais


Pelo 29º ano consecutivo, a Coca-Cola Brasil participa do Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores símbolos da cultura amazônica. Nesta 58ª edição, foram destinados R$ 3 milhões ao patrocínio dos bois Caprichoso e Garantido, sendo R$ 1,5 milhão para cada agremiação.

img-20250627-wa0048

Créditos: Arquivo Pessoal/Coca-Cola Brasil/Solar Coca-Cola

Além de patrocinar a festa, a companhia promove iniciativas de sustentabilidade, empreendedorismo e geração de renda para as comunidades locais. Somando as iniciativas nas frentes de combate à fome, empoderamento econômico e acesso à água, a Coca-Cola Brasil já investiu mais de R$ 12 milhões na região nos últimos dois anos.

Presente como patrocinadora oficial desde 1995, a empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento da região por meio de investimentos contínuos em projetos alinhados à agenda ambiental e ao avanço socioeconômico.

“Atuamos de forma estruturada em diversas frentes para promover o desenvolvimento socioeconômico local, com investimentos contínuos em iniciativas que geram impacto positivo real para as comunidades. Seja fortalecendo cadeias produtivas, incentivando o empreendedorismo feminino ou ampliando o acesso à água, educação e renda, acreditamos que contribuir para o crescimento sustentável da Amazônia é parte essencial da nossa atuação no Brasil”, destaca Gustavo Biscassi, diretor sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para o Brasil e o Cone Sul da Coca-Cola.

img-20250627-wa0051

Créditos: Arquivo Pessoal/Coca-Cola Brasil/Solar Coca-Cola

                                                                                    Sustentabilidade e impacto social como pilares do festival

                                                                                        Além do apoio cultural, a atuação da Coca-Cola Brasil busca fortalecer práticas sustentáveis e promover impacto direto nas comunidades locais. Entre os principais projetos está o “Recicla, Galera”, que fomenta a economia circular, incentiva a coleta seletiva e capacita catadores na cadeia de reciclagem.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Coca-Cola Brasil, o Sebrae e a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), com o apoio da Solar Coca-Cola, da Ascalpin e de outros parceiros locais. Juntos, já encaminharam mais de 17 toneladas de resíduos para reciclagem em três anos, consolidando a sustentabilidade como um dos pilares do festival.

Outro destaque é o programa “Coca-Cola Dá um Gás – Mulheres”, que reafirma seu compromisso com o empoderamento econômico feminino na Amazônia, fortalecendo o empreendedorismo local e promovendo a geração de renda por meio da valorização do artesanato. Desenvolvido pela Coca-Cola Brasil em parceria com o Sebrae, Associação Cidadania e Sustentabilidade (ACSSUS) e Gastromotiva, o projeto capacita artesãs na produção de biojoias sustentáveis, com a comercialização de produtos diretamente durante o Festival.

Desde 2023, a iniciativa já beneficiou mais de 2.000 mulheres no Amazonas, entre artesãs, empreendedoras do setor alimentício e varejistas de diferentes municípios. Em 2024, o projeto ofereceu 200 vagas específicas para formação de artesãs em Parintins, com um ciclo de cinco meses que incluiu oficinas de criação, mentorias, rodas de conversa, especialização em ecojoias e acesso a capital semente. Seis mulheres foram premiadas, e todas tiveram acesso ao Crédito Rosa, linha de financiamento exclusiva para mulheres, em parceria com a AFEAM.

Como marco do programa, foi inaugurado durante o Festival de 2024 o Ateliê Ecojoias do Brasil, um espaço permanente com estrutura completa para produção, fotografia e promoção das peças criadas pelas artesãs. Em 2025, essas mulheres ganham um novo espaço de visibilidade e protagonismo com a participação na feira de artesanato do Festival de Parintins, comercializando peças autorais desenvolvidas ao longo da capacitação. A ação representa uma oportunidade concreta de transformação social e valorização da cultura local, ampliando o potencial das empreendedoras da região.

                                                                                      Em 2025, promove uma ambientação especial na Praça do Japonês, com barracas padronizadas, telões e ativações culturais, além do espaço Kwati Club, que uni gastronomia regional, música e incentivo ao empreendedorismo local. A Solar é responsável pelo lançamento da edição comemorativa das latas de Tuchaua, refrigerante feito com guaraná da Amazônia, reforçando o vínculo com a identidade cultural da região.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =