No mês do Festival Folclórico de Parintins, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abrigará, a partir do dia 13 de junho, a exposição Artes Amazônicas, do artista parintinense Alessandro Oliveira, que reunirá diversas obras, entre cocares e figuras de araras, que utilizam materiais como plumas e técnicas, mesclando a arte indígena com produção e confecção de molduras em MDF.
A exposição ocupará o hall de entrada da sede da Aleam e ficará disponível para visitação até o dia 30 de junho, das 8 às 17 horas.
A iniciativa é da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (PSC), com apoio do presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB).
“Ao apoiar a exposição Arte Amazônica, a Assembleia Legislativa mostra que valoriza não só o Festival de Parintins, mas os artistas que dão materialidade ao espetáculo que encanta o mundo inteiro. É um orgulho para todos nós parlamentares dar visibilidade a artistas como o Alessandro Oliveira, que representa muito bem a nossa cultura”, avaliou a deputada Alessandra Campêlo.
Entre as obras integrantes, destacam-se cocares estilizados que usam a cor azul do Boi Caprichoso e vermelho do Boi Garantido. Parte das obras teve destaque em exposições realizadas no Rio de Janeiro e São Paulo, a partir da vivência do artista em Escolas de Samba, como Gaviões da Fiel e Mancha Verde, ao trabalhar como decorador de carros alegóricos.
Atualmente, Alessandro Oliveira trabalha como figurinista do Boi Bumbá Garantido. “Ser reconhecido como artista não é fácil, somos reconhecidos lá fora para depois sermos reconhecidos em nossa terra. Conseguir isso é fruto de muita dedicação e sacrifício, já que não é fácil arcar sozinho com minhas exposições, sem nenhum patrocínio” relatou Oliveira.
O artista informa que entre seus planos futuros está uma exposição internacional. Ele diz ainda que a ideia inicial dos cocares veio no momento crítico da pandemia de Covid-19, quando ao desfiles e festas de carnaval de São Paulo e o Festival de Parintins foram cancelados, deixando-o desempregado. “Foi quando tive a ideia de fazer os cocares emoldurados. Como ninguém podia sair de casa, decidir investir em decoração de ambientes e, graças a Deus, deu certo. Comecei a fazer as exposições com o objetivo de vender as peças e deu certo. Me reinventei dessa forma”, explicou.
O artista diz que se sente muito feliz que o fruto da sua dedicação em levar a arte para todos os cantos está cada vez mais sendo valorizado. “Estou mais feliz ainda em fazer a exposição na Assembleia Legislativa, pois isso incentivará mais artistas a não desistirem de seus sonhos. Com muito sacrifício e dedicação, uma hora o retorno vem. Então! Nunca desistir de você mesmo”, acrescenta.
Serviço
O quê: Exposição Artes Amazônicas
Quem: Alessandro Oliveira
Onde: Hall de entrada da Assembleia Legislativa
Quando: 13 a 30 de junho, das 8 às 17 horas
Quanto: a visitação é gratuita