Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Coronavírus: o que a pandemia fez com o mundo da moda

De desfiles cancelados a artistas infectados. Entenda o que a presença do novo vírus mudou nesse começo de 2020


Com a classificação de pandemia do Coronavírus (COVID-19) a nível mundial, muitos negócios sofreram impacto direto e é claro que com o mundo da Moda não seria diferente. O choque mais recente foi depois que a São Paulo Fashion Week cancelou os desfiles marcados entre 24 e 28 de abril, “visando preservar a saúde e bem estar de todos”, segundo a nota oficial lançada no último dia 12.

SPFW – Desfile Osklen (Foto: Mauricio Santana/Getty Images)

Não demorou muito para a marca À La Garçonne, de Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza, anunciar que faria o desfile de lançamento da nova coleção a portas fechadas. Para a Vogue Brasil, Herchcovitch declarou estar passando por uma experiência que nunca presenciou na vida: “Não sou muito de refletir, sou impulsivo e intuitivo, mas nestes três últimos dias fui obrigado a pensar em como fazer [o desfile] de uma outra maneira o que sempre acreditei que fosse o certo”.

Mas esses não são os dois únicos casos. Logo que o surto do vírus se instaurou no Norte da Itália, a tradicional Giorgio Armani anunciou a seus convidados, durante a Semana de Moda de Milão, que seu desfile de Primavera-Verão 2021 seria apresentado também de portas fechadas, sendo transmitido ao mundo todo através da internet – redes sociais e site oficial da marca.

Raulph Lauren e Gucci são outras duas marcas que cancelaram seus desfiles marcados para o começo deste ano – esta última está de fábricas fechadas na Itália até o dia 20 de março. Versace, que deveria mostrar a sua linha de Resortwear nos EUA dia 16 de maio adiou o show para uma data ainda não definida.

Alexandre Herchcovitch (esquerda), Fabio Souza (meio) e modelo ALG (direita) ao final do desfile

Armani, Outono Inverno 2021 (Foto: Giorgio Armani/Divulgação)

Mercado Ameaçado

Na China, o medo e a incerteza tomam conta dos empresários do ramo da Moda. O mercado começou o ano com baixa adesão da imprensa especializada, além do impacto da falta de chineses em feiras e semanas de moda ao redor do mundo. De acordo com a revista Valor Econômico, de 2015 a 2018 os consumidores chineses representavam 33% do mercado mundial do Luxo.

No dia 18 de fevereiro, a Prada já cancelava seu desfile aconteceria em Tóquio, e apresentaria a coleção Resort 2021. O país sozinho representa 3% do mercado de Luxo. Apesar disso, a marca tenta remediar a situação e expressa, através da nota oficial, sua “solidariedade a todas as pessoas e territórios envolvidos em tal situação”. “O Japão permanece um dos mercados estratégicos para a Prada, e eventos importantes serão programados em um momento mais oportuno para a nação”, continua a nota oficial.

Desfile PRADA Inverno 2019 (Foto: Divulgação)

Artistas infectados

Para gerar empatia e ganhar mais adeptos à luta contra o COVID-19, vários artistas e influenciadores digitais que já testam positivo para o vírus estão compartilhando suas experiências nas redes sociais. Veja abaixo uma lista que resume, até hoje, alguns dos casos:

  • Tom Hanks e Rita Wilson

O casal hollywoodiano foi diagnosticado com o vírus na última quarta-feira (11) e divulgou o resultado no Twitter pessoal de cada um. Ambos têm 63 anos de idade e figuram na classe de risco.

  • Di Ferrero

O cantor da banda NX Zero confirmou o diagnóstico na quinta-feira (12) e já está em isolamento dentro da própria casa. Vários compromissos do artista já foram cancelados.

Gabriela Pugliesi (esquerda) e a irmã, Marcella Minelli (direita) (Foto: Instagram)

  • Gabriela Pugliesi

A influenciadora digital que testou positivo também na quinta (12) disse que provavelmente se infectou durante o casamento da irmã, que aconteceu no sábado (7), onde outro convidado também foi diagnosticado com o vírus.

  • Preta Gil

O resultado foi confirmado no sábado (14). A cantora cantou no casamento da irmã de Gabriela Pugliesi e realizou exame após apresentar sintomas da doença na quarta (11).

Ao todo, o Brasil já soma pelo menos 200 casos confirmados e a gente está bastante atento neste assunto. Cuidem-se, acima de tudo, e fiquem ligados nas nossas redes sociais para ficarem atualizados!

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 11 =