Com a classificação de pandemia do Coronavírus (COVID-19) a nível mundial, muitos negócios sofreram impacto direto e é claro que com o mundo da Moda não seria diferente. O choque mais recente foi depois que a São Paulo Fashion Week cancelou os desfiles marcados entre 24 e 28 de abril, “visando preservar a saúde e bem estar de todos”, segundo a nota oficial lançada no último dia 12.
Não demorou muito para a marca À La Garçonne, de Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza, anunciar que faria o desfile de lançamento da nova coleção a portas fechadas. Para a Vogue Brasil, Herchcovitch declarou estar passando por uma experiência que nunca presenciou na vida: “Não sou muito de refletir, sou impulsivo e intuitivo, mas nestes três últimos dias fui obrigado a pensar em como fazer [o desfile] de uma outra maneira o que sempre acreditei que fosse o certo”.
Mas esses não são os dois únicos casos. Logo que o surto do vírus se instaurou no Norte da Itália, a tradicional Giorgio Armani anunciou a seus convidados, durante a Semana de Moda de Milão, que seu desfile de Primavera-Verão 2021 seria apresentado também de portas fechadas, sendo transmitido ao mundo todo através da internet – redes sociais e site oficial da marca.
Raulph Lauren e Gucci são outras duas marcas que cancelaram seus desfiles marcados para o começo deste ano – esta última está de fábricas fechadas na Itália até o dia 20 de março. Versace, que deveria mostrar a sua linha de Resortwear nos EUA dia 16 de maio adiou o show para uma data ainda não definida.
Mercado Ameaçado
Na China, o medo e a incerteza tomam conta dos empresários do ramo da Moda. O mercado começou o ano com baixa adesão da imprensa especializada, além do impacto da falta de chineses em feiras e semanas de moda ao redor do mundo. De acordo com a revista Valor Econômico, de 2015 a 2018 os consumidores chineses representavam 33% do mercado mundial do Luxo.
No dia 18 de fevereiro, a Prada já cancelava seu desfile aconteceria em Tóquio, e apresentaria a coleção Resort 2021. O país sozinho representa 3% do mercado de Luxo. Apesar disso, a marca tenta remediar a situação e expressa, através da nota oficial, sua “solidariedade a todas as pessoas e territórios envolvidos em tal situação”. “O Japão permanece um dos mercados estratégicos para a Prada, e eventos importantes serão programados em um momento mais oportuno para a nação”, continua a nota oficial.
Artistas infectados
Para gerar empatia e ganhar mais adeptos à luta contra o COVID-19, vários artistas e influenciadores digitais que já testam positivo para o vírus estão compartilhando suas experiências nas redes sociais. Veja abaixo uma lista que resume, até hoje, alguns dos casos:
- Tom Hanks e Rita Wilson
O casal hollywoodiano foi diagnosticado com o vírus na última quarta-feira (11) e divulgou o resultado no Twitter pessoal de cada um. Ambos têm 63 anos de idade e figuram na classe de risco.
- Di Ferrero
O cantor da banda NX Zero confirmou o diagnóstico na quinta-feira (12) e já está em isolamento dentro da própria casa. Vários compromissos do artista já foram cancelados.
- Gabriela Pugliesi
A influenciadora digital que testou positivo também na quinta (12) disse que provavelmente se infectou durante o casamento da irmã, que aconteceu no sábado (7), onde outro convidado também foi diagnosticado com o vírus.
- Preta Gil
O resultado foi confirmado no sábado (14). A cantora cantou no casamento da irmã de Gabriela Pugliesi e realizou exame após apresentar sintomas da doença na quarta (11).
Ao todo, o Brasil já soma pelo menos 200 casos confirmados e a gente está bastante atento neste assunto. Cuidem-se, acima de tudo, e fiquem ligados nas nossas redes sociais para ficarem atualizados!