Manaus,
×
Manaus,

Esportes

‘Noite dos Estados’ proporciona integração e intercâmbio cultural entre estudantes

Destinado para os atletas e comissões técnicas, evento proporcionou o contato com a culinária e costumes dos estados


Com música, dança, comida e muita integração cultural, a 3ª edição da “Noite dos Estados” colocou os estudantes-atletas em posição de aprendizado na noite deste sábado (28), nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024. O momento encerrou o dia de abertura do segundo bloco de competições, que também contou com as estreias de cinco novas modalidades esportivas.

oficial-da-delegacao-amazonense-no-jebs-2024-christina-livero_-foto-luiggi-bacelar

Foto: Charles Badr (foto geral) | Luiggi Bacelar (personagens) / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

 

Promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a Noite dos Estados reuniu atletas e comissão técnica das 27 unidades de federação presentes na competição. De acordo com a oficial da delegação amazonense no JEBs 2024, Christina Livero, a ação faz parte do principal objetivo da competição, o de formar cidadãos.

“O JEBs tem um caráter diferente das demais competições esportivas. Eles buscam integrar, formar, ainda mais do que competir em alto nível. São jovens em idade de formação. Integrar esses estudantes, apresentar a diversidade cultural brasileira, estimular o respeito e o conhecimento, é o que buscamos hoje”, ressaltou.

E foi com esse objetivo que a delegação amazonense caprichou no estande do estado. Com boi-bumbá, comidas típicas e itens artesanais referentes às lendas e às culturas amazonenses, a barraca foi um sucesso entre os participantes. Para a aluna Kamila Fernandes, 14, atleta do estado de Pernambuco, o item favorito foi a bala de cupuaçu.

“Nunca tinha provado e amei. Está super aprovada a balinha. A barraquinha do Amazonas está muito legal, com várias comidas gostosas”, enfatizou a estudante pernambucana.

Já para a amazonense Emily Benevides, da Escola Estadual Eunice Serrano, a barraquinha que mais chamou atenção foi a do estado da Bahia.

“Foi a que mais gostei. Estava muito empolgada para a Noite dos Estados. Esse é um dos momentos mais legais da nossa viagem”, destacou a amazonense.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − dois =