Formiga, Tamires e Bia Zaneratto, jogadores da Seleção Feminina nas Olimpíadas, lançaram um movimento para trazer mais visibilidade para o futebol feminino. As atletas posaram com objetos da década de 1980 para refletir sobre a falta de investimento na categoria.
“Toda vez que entro em campo, é como se eu estivesse reafirmando o meu direito de jogar futebol, que só foi reconhecido na década de 80”, explica Formiga. “Sem a visibilidade que merece, o Futebol Feminino continuará preso nos anos 80. Precisamos apoiar a Seleção Brasileira, os Clubes e incentivar o esporte”, reforça.
O futebol feminino só foi regulamentado no Brasil em 1983. Com esse pensamento, que Formiga, Tamires e Bia criaram o movimento #presasnos80. “O recorde de público no estádio de um jogo do time feminino é de pouco mais de 28 mil pessoas. Mesmo na década de 80, o recorde de um jogo do time masculino foi de mais de 161 mil torcedores. Esse é apenas um exemplo que reforça que o futebol feminino ainda está preso nos anos 80”, conta Tamires.