O Fluminense é o campeão da da CONMEBOL Libertadores de 2023 e, com o cobiçado título, pode começar a pensar nas disputas que terá nos próximos meses. Com a conquista sobre o Boca Junior , neste sábado (4), no Maracanã, o Tricolor garante vaga em uma porção de novos torneios.
A começar pelo Mundial dos clubes marcado para o próximo mês de dezembro. Entre os dias 12 e 22, na Arábia Saudita, o clube disputará a última edição do torneio organizado pela Fifa no formato que existe desde 2005. A equipe de Fernando Diniz entra direto na semifinal e estreia no dia 18 de dezembro. Se avançar, pode fazer a final contra o Manchester City de Pep Guardiola.
Além disso, o Fluminense também garante sua vaga no novo Mundial, que será disputado em 2025, em outro formato, com 32 clubes. Flamengo e Palmeiras, como campeões da Libertadores nos anos anteriores, estão confirmados na disputa, assim como Chelsea, Real Madrid e o próprio City, entre outros.
Mas, antes do chamado “Super Mundial”, o Fluminense tem a chance de disputar torneios inéditos em 2024. O primeiro deles será a CONMEBOL Recopa, marcada para o início do ano e que terá o reencontro entre os cariocas e a LDU, atual vencedora da CONMEBOL Sul-Americana. Os times, que fizeram a final da Libertadores em 2008, se enfrentarão em duas partidas, a primeira em Quito, e a segunda no Rio.
Tudo isso, claro, sem contar a própria Libertadores. Como atual campeão, o Fluminense se garante na disputa da edição de 2024 como um dos cabeças de chave. É o segundo time brasileiro confirmado no torneio, após o São Paulo, vencedor da última Copa do Brasil.
Existe ainda a chance de um novo torneio internacional. Em janeiro de 2023, a Conmebol anunciou a criação de um “final four” entre clubes sul-americanos e os da Concacaf, confederação que engloba países das Américas Central e do Norte. A competição ainda não saiu do papel, mas existe a possibilidade de realização em 2024. Caso aconteça, o Fluminense estará na disputa provavelmente.
Próximos jogos do Fluminense:
- Internacional (F) – 08/11, 19h – Brasileirão
- Flamengo (F) – 11/11, 18h30 – Brasileirão
- São Paulo (C) – 22/11, 21h30 – Brasileirão