A delegação amazonense de paratletas está em solo brasiliense para a última etapa das seletivas regionais das Paralimpíadas Escolares 2023, no Distrito Federal. A fase que conta com 11 estados participantes, é a última antes da grande Fase Nacional, que acontece em São Paulo, no final de novembro. Dos 24 paratletas da equipe, 14 são da rede estadual de ensino.

Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
As disputas nas três modalidades disponíveis começam nesta quinta-feira (31/08) e encerram na sexta-feira (01/09). No atletismo, bocha e natação, os estudantes vão precisar dos melhores índices técnicos para avançarem para a final do nacional. Este ano, as Paralimpíadas Escolares receberão aproximadamente 1,8 mil paratletas em idade escolar, oriundos de todas as 27 unidades federativas do país. Esta é a maior quantidade de competidores da história do campeonato.
“Estamos com a maior delegação da nossa história, prova que os nossos paratletas estão evoluindo, se envolvendo e querendo cada vez mais competir e viver o esporte”, ressaltou o professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e líder da delegação amazonense, Joaquim Filho.
Este ano, a seletiva para as Paralimpíadas Escolares etapa nacional aconteceu por meio da 1ª edição das Paralimpíadas Escolares do Amazonas (Parajea’s), competição específica para essa finalidade. O evento desportivo, organizado pela Secretaria de Educação, foi pioneiro no fomento do esporte e na inclusão dos paratletas, porque possibilitou uma janela exclusiva de disputas para os competidores. Na ocasião, mais de 100 paratletas participaram das seletivas.
Preparativos
Os preparativos para o início da competição seguem a todo vapor entre os atletas da delegação. Entre esta terça (29/08) e quarta-feira (30/08), estão previstas sessões de treino com parte da equipe de atletismo, além de também serem finalizadas as classificações médicas necessárias para a disputa.
“É minha primeira vez viajando. Aqui vou disputar corrida e salto em distância. Quero competir, me sair bem nessa minha primeira experiência fora de casa”, compartilhou Wellington Souza, de 12 anos. Paratleta de atletismo, Wellington é aluno da Escola Estadual Lucinda Felix de Azevedo, no Japiim, zona sul de Manaus.
A solenidade oficial de abertura desta edição das Paralimpíadas Escolares acontece nesta quarta-feira (30/08), organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).


















