O cenário do grappling recebeu, no Amazonas, o Campeonato Brasileiro de Luta Livre com a presença de 650 atletas na Arena Amadeu Teixeira. Além de lutadores vindos de Fonte Boa, São Gabriel da Cachoeira e Codajás, o certame contou com desportistas de diversos estados brasileiros e contou com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
“É notável que a luta livre está ganhando força no alto rendimento amazonense. Com a ajuda do Governo do Amazonas, por meio da Faar, já disponibilizamos passagens para atletas que trouxeram medalhas a nível nacional e internacional. Nossa presença em competições como o Campeonato Brasileiro é imprescindível para o incentivo à modalidade no estado”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.
Com 24 medalhas de ouro, 12 de prata e 10 de bronze, a academia Jesus Brother foi o grande destaque do Campeonato Brasileiro, que contou com disputas nas categorias pré-mirim, juvenil, adultos e master e uma competição de absoluto.
“Gostaria de agradecer a Fundação Amazonas de Alto Rendimento e a todos os atletas que participaram do evento, além das 57 equipes participantes, tivemos grandes lutas que animaram a plateia, desde o mirim, até o sênior, o dia foi ótimo e importante para a nossa modalidade”, disse Juliana Peixoto, presidente da Federação Amazonense de Submission e Luta Livre Esportiva (Fasub).
Motivada pelo aniversário de seu filho, Gel Peres, de 38 anos, levou o ouro na categoria master, peso leve, na faixa preta e ainda conseguiu ser campeã no absoluto, conseguindo garantir o cinturão da categoria.
“Foi uma alegria imensa, ter me consagrado em duas categorias, tanto nos leves, como no absoluto, onde não tem peso, lutei contra uma moça de quase 100 kg, então para mim foi uma alegria imensa ter conquistado e trazido para casa a medalha e o cinturão do Campeonato Brasileiro Absoluto”, afirmou Gel Peres, representante da academia CT Bruno Cilla.