Manaus,
×
Manaus,

Esportes

Amazonas anuncia implementação do projeto ‘Gol do Brasil’ em parceria com a CBF

Projeto é voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e será executado em Manaus e Autazes


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), anunciou, nesta terça-feira (12/10), a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a implementação do projeto “Gol do Brasil”, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Manaus e no município de Autazes. Para atuar no projeto, serão capacitados 25 professores de Educação Física da rede estadual do Amazonas.

(Foto: Lucas Silva/Secom)

Em Manaus, o projeto entrará em atividade no Ceti Manaus, que está sendo construído na antiga ocupação Monte Horebe, zona norte da capital, contemplando 240 estudantes. O “Gol do Brasil” é uma ação social da CBF voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade.

O anúncio da parceria foi feito pelo governador Wilson Lima durante o treino da seleção brasileira masculina de futebol no estádio Ismael Benigno, a Colina, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus. A seleção enfrenta o Uruguai nesta quinta-feira (14/10) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022 na Arena da Amazônia.

Gol do Brasil 

O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamentos crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e estresse e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, através do futebol.

Com o projeto, 25 profissionais de Educação Física da rede estadual serão capacitados com a Licença S da CBF Academy, para atuarem diretamente no projeto em Manaus. Durante a formação, eles estudarão os conhecimentos práticos e teóricos sobre a metodologia aplicada pela CBF no Gol do Brasil.

Alunos

O treino da seleção brasileira em Manaus contou com a participação de 150 estudantes da rede pública estadual. Foram selecionados estudantes obedecendo os critérios estabelecidos pelas orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desse total, 10 são estudantes da educação especial. Os critérios para escolha das crianças foram: maiores de 12 anos; estudantes com a primeira dose da vacina; bom desempenho escolar e frequência regular.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 7 =