Manaus,
×
Manaus,

Teatro

Teatrólogo Douglas Rodrigues encerra circuito artístico em Novo Airão

Depois de passar por municípios como Barcelos e Presidente Figueiredo, projeto ‘O outro entre nós’ chega à terra dos botos no dia 17


Com o propósito de unir performance e escrita dramatúrgica para alcance do público mais distante da capital, a Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas (AACA), encerra turnê do projeto ‘O outro entre nós’, coletânea de peças amazônicas escritas pelo diretor teatral Douglas Rodrigues, no próximo dia 17, no município de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus. O encontro será às 15h, na Fundação Almerinda Malaquias, localizada à Rua Ajuricaba, 128, com acesso gratuito.

(Foto: Divulgação da assessoria)

Na ocasião, o público novo-airãoense poderá conferir workshop de dramaturgia com o autor da publicação Douglas Rodrigues, em que o artista debate os processos de construção das obras, associando os resultados de montagens já feitas de algumas das obras do livro, como ‘A estrada’ e ‘Flecha Borboleta’. Os atores convidados Michel Guerrero, Israel Castro, Acácia Mié e Karol Medeiros farão performances de intervenção, com leitura de trechos das dramaturgias. Ao término, Douglas fará sessão de autógrafos com os presentes, distribuindo 100 exemplares do livro, gratuitamente.

Para Douglas Rodrigues, este é um momento singular para disseminar a sua trajetória por três cidades do Amazonas, todas interligadas pelo rio Negro. ‘Nossa equipe teve uma receptividade acalorada em Barcelos, como também em Presidente Figueiredo. E não será diferente em Novo Airão. A inserção no município garante diálogos firmes para a criação de novas dramaturgias, utilizando parte do programa cultural como oficina de confecção dramatúrgica, a mesma já aplicada no Festival de Teatro em Língua Portuguesa, no estado de São Paulo’, ressaltou.

(Foto: Divulgação da assessoria)

O livro ‘O outro entre nós’ é uma trilogia com três dramaturgias independentes, mas que podem ser encenadas em sequência uma vez que fazem parte de um todo: as transformações sociais e culturais da Amazônia durante o regime militar. Trata-se de histórias da região em que os principais personagens são as populações originárias, se dissipando num momento histórico da Amazônia. Todas as obras acontecem entre as décadas de 50 e 70, com enredo que aborda a fragmentação da identidade étnica regional.

DRAMATURGIA

Douglas Rodrigues destaca-se como diretor teatral, encenador de grandes recursos técnicos, poética e requintados trabalhos. Como dramaturgo afirma-se a cada obra sua, onde se auto propícia duas leituras essenciais para sua obra de arte: A do escritor da aventura cênica e a do encenador que realiza e transfere as vitalidades dramáticas e plásticas das peças teatrais. Rodrigues escreve para construir sua própria encenação, roteirizando através de sua obra nascente e vigorosa.

O evento é gratuito e o lançamento faz parte do projeto de circulação ”Estrada de Rios” trajeto retorno à 1ª capital do Amazonas, via rio Negro, contemplado no edital Cultura em Rede do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura do Estado e Economia Criativa. O principal objetivo é promover diálogos e trocas artísticas fora da capital.

(Foto: Divulgação da assessoria)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − sete =