Após conquistar sucesso de público em todas as suas apresentações, a Cia Kinttal 24 de Teatro retorna ao palco com Medeia nas Sombras da Comédia, em mais uma sessão especial, hoje (18), às 19h30, no Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes, s/n, em Manaus. A entrada é gratuita, com classificação etária de 18 anos.

Fotos: Alonso Junior e Dimitrov Pires
Com realização da Cia Kinttal 24, o espetáculo tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Mais do que uma encenação, Medeia se consolida como uma proposta de mediação cultural, capaz de aproximar diferentes públicos da experiência estética e crítica do teatro. Ao tensionar fronteiras entre tragédia e comédia, a obra se coloca como um espaço de diálogo com a comunidade, despertando reflexões sociais, políticas e existenciais.
O trabalho cumpre um papel fundamental de formação de espectadores, oferecendo não apenas o espetáculo em si, mas também a oportunidade de vivenciar a arte como experiência transformadora. Cada apresentação torna-se um convite para que novos públicos, sobretudo jovens, estudantes e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, se reconheçam e se vejam representados no palco.
A Cia Kinttal 24, composta por atores, estudantes das artes cênicas e pesquisadores constrói sua trajetória a partir de um teatro de pesquisa, inclusão e resistência, onde a criação coletiva é atravessada pela escuta e pelo compromisso social. O êxito de público e a adesão crescente a cada apresentação reforçam a importância da companhia no fortalecimento da cena manauara, ao mesmo tempo em que contribuem para a formação de plateias críticas, sensíveis e engajadas.

Fotos: Alonso Junior e Dimitrov Pires
Onde Tudo começou
A Cia Kinttal 24 de Teatro nasce a partir de processos criativos e experimentações dentro da faculdade em 2024, reunindo os estudantes Deihvisom Caelum, Vitor Lima, Paula Baptistão e Caio Malcher. Durante a disciplina “História do Teatro” do Prof. Luiz Davi, que falavam naquele momento sobre teatros antigos, o grupo recebeu o tema Teatro Grego, e Paula sugeriu trabalhar com a tragédia “Medéia”, que ela já conhecia.
Por limitações de tempo, escolheram apenas uma cena, com Paula e Vitor liderando a direção. Deihvisom então trouxe a proposta de transformar a cena em uma comédia, com inversão de gênero nos personagens: homens interpretando
O nome “Kinttal 24” surgiu como homenagem à faculdade, vista como um quintal fértil de criação artística, e ao ano de origem do grupo. Assim, a Cia Kinttal 24 se afirma com a missão de transformar o teatro em espaço de liberdade criativa, humor, crítica e reinvenção cênica. Em agosto de 2025, o espetáculo “Medeia Nas Sombras da Comédia” estreou no Teatro Gebes Medeiros, alcançando lotação máxima de público e consagrando-se como um marco para a companhia. Agora, o Teatro da Instalação recebe a montagem, mostrando a força e o alcance da jovem trupe manauara.


















