Manaus,
×
Manaus,

Entretenimento

SEC lança série de 125 anos do Teatro Amazonas

A campanha “Eu faço parte dessa história” apresenta vídeos sobre o maior templo cultural da Amazônia


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está com uma nova série no ar: “125 anos do Teatro Amazonas: Eu faço parte dessa história”. Os vídeos de até quatro minutos trazem, a cada semana, fatos marcantes sobre o maior templo cultural da Amazônia, no Instagram (@culturadoam) e no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

(Foto: Divulgação)

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a campanha faz parte programação de aniversário do patrimônio histórico, celebrado em 31 de dezembro. Ele explica que os episódios são divididos em temas, como “Personagens”, numa homenagem aos profissionais que passaram pelo espaço; “Detalhes”, para apresentar as curiosidades; “Artistas”, com entrevistas com quem já se apresentou no palco do Teatro; e “Dias Históricos”, que destacam as datas de grandes acontecimentos.

No total, vão ser exibidos 24 episódios, seis de cada tema e entre os nomes confirmados estão o maestro Davi Nunes, da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam); a atriz Ednelza Sahdo, a musicista Elena Koynova, da Amazonas Filarmônica; e Conceição Souza, do Balé Folclórico do Amazonas.

Nos “Detalhes” estão curiosidades sobre arquitetura, decoração, pinturas, urdidura e pano de boca; enquanto em “Dias Históricos” estão a inauguração e primeiro espetáculo, “La Gioconda”; grande reforma em 1974; Centenário e show de José Carreras, em 1996; visita inesperada de Luciano Pavarotti; e shows internacionais como Spice Girls e White Stripes.

O primeiro episódio foi ao ar na quarta-feira (21/07), com o depoimento de Raimundo Nonato Pereira do Nascimento, servidor mais antigo e que participou da reforma nos anos de 1973 e 1974.

Os vídeos da série “125 anos do Teatro Amazonas: Eu faço parte dessa história” têm direção de Moacyr Massulo, com imagens de Alex Maia, edição de Abelly Cristyne e produção de Lu Pinheiro, Camila Barbosa e Adson Queiroz, do Núcleo Audiovisual da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =