A programação do “Natal Itinerante” pelos municípios do Amazonas chega ao fim neste domingo (19/12), em Autazes (a 113 quilômetros da capital), na Praça Otaviano de Melo, no Centro. Nesta semana, o projeto, que compõe a campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a alegria é feita de magia”, passou pelas cidades de Silves, na quarta-feira (15/12), e Iranduba, na sexta-feira (17/12), com o espetáculo “A Caravana Mágica do Natal”, da Companhia de Teatro Metamorfose.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a proposta conquistou o público tanto na capital quanto no interior. Ele destacou que o trabalho foi realizado em parceria com as prefeituras dos municípios e as comunidades nos bairros, que abraçaram o projeto desde a estreia, em Rio Preto da Eva, no dia 21 de novembro.
Em Silves (distante 204 quilômetros da capital), onde o Papai Noel chegou de lancha, a professora Edgleide Neves reuniu as amigas e os filhos para assistir ao espetáculo “A Caravana Mágica do Natal”, na Praça Nossa Senhora da Conceição.
Já em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), a apresentação aconteceu na Praça dos Três Poderes. O bom velhinho circulou pela cidade em carreata pelas principais ruas.
Bastidores
Para a equipe da Companhia de Teatro Metamorfose, a caravana também foi significativa, principalmente pelo contato com o público.
“Toda apresentação é diferente, parece que a cada vez surge algo novo e nós curtimos junto com o público. É um espetáculo que tem muita interação, porque a criança precisa falar e precisa ser ouvida, é divertido demais ver que elas estão assistindo e entendendo”, declarou a atriz Débora Rodrigues, que interpreta a duende. “Me sinto honrada em estar nesse projeto, é maravilhoso o carinho que recebemos da população, os abraços das crianças. Saio com a sensação de que a arte pode sim salvar e levar esperança”.
Campanha
“O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria” é uma programação realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).
A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).
Neste ano, a programação abrange também o Centro Cultural Palácio da Justiça, apresentações no Teatro da Instalação, além de Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), bairros, parques de Manaus, centros de convivência e também municípios do estado.