Manaus,
×
Manaus,

Música

Sinfônica da Amazônia abre temporada 2025 no Teatro Amazonas

Com homenagem a Theodorakis, o concerto terá a participação internacional de Otto Sauter


A Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA) dá início à sua temporada 2025 com um concerto icônico no dia 18 de junho, às 20h, no palco do histórico Teatro Amazonas. O programa reúne obras contrastantes do repertório clássico e moderno, com destaque para a homenagem ao centenário de nascimento do compositor grego Mikis Theodorakis.

img-20250616-wa0039

Fotos: Acervo da OSA e fotógrafo Henrique Guerra

A noite começa com duas aberturas emblemáticas: “Os Mestres Cantores de Nürnberg”, de Richard Wagner, uma obra que aborda o amor de forma inusitada e simbólica; e a Abertura-Fantasia “Romeu e Julieta”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, baseada na imortal tragédia de Shakespeare.

O ponto alto da apresentação será a Rapsódia para Trompete e Orquestra, de Mikis Theodorakis, compositor, ex-ministro de Estado e figura central na resistência à ditadura na Grécia. Ícone da música e da política, Theodorakis será homenageado neste concerto no ano em que se celebra o seu centenário.

Otto Sauter: solista internacional

O concerto contará com a participação especial do trompetista alemão Otto Sauter, referência mundial em trompete piccolo, que inicia sua turnê internacional pelo Brasil, com apresentações em Manaus e Boa Vista. Esta é sua décima visita ao país, e ele descreve o retorno ao Teatro Amazonas como uma vivência profundamente comovente:

“Apresentar-me mais uma vez no icônico Teatro Amazonas é uma honra. Manaus se tornou um lugar especial para mim, não apenas por sua atmosfera única e riqueza cultural, mas pelas amizades duradouras que construí por meio da música”, declarou o músico.

Otto dividirá o palco com o maestro Rubens de Souza, regente e trompetista com quem compartilha uma longa trajetória:

“Nossa parceria é pautada por respeito mútuo, confiança criativa e uma paixão comum por música expressiva. Voltar a tocar sob a regência de Rubens, neste cenário extraordinário, é sempre um privilégio.”

Sobre a obra de Theodorakis, Otto destaca que interpretar a rapsódia no coração da Amazônia é um tributo especial. Ele relata que Theodorakis foi um gênio da música e um defensor incansável da liberdade, da cultura e da humanidade.

Orquestra Residente do ICBEU

A Orquestra Sinfônica da Amazônia é residente do Teatro ICBEU. Após um ano da criação, a OSA reune 60 músicos com quatro famílias de instrumentos: as cordas, as madeiras, os metais e as percussões. Na parte das cordas: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas; nas madeiras: clarinetes, flautas, requintas, fagotes, contrafagotes, oboés, picollos, requintas e clarones; dos metais: trombones, trompetes, trompas e tubas; e por fim, as percussões: caixa clara, tímpanos, pianos, pratos, xilofones, carrilhões e glockenspiels.

Maestro Rubens Souza

Seu criador e regente, o maestro Rubens de Souza, é músico da Amazonas Filarmônica há mais de 25 anos. Também é idealizador da Série Rio Negro de Concertos Sinfônicos e tem se dedicado à direção artística de projetos sinfônicos na região.

Parcerias e Apoio Cultural

A apresentação conta com apoio do Grupo Bemol, Caua, ESAT, Sistema Encontro das Águas, Trevo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

 “Quero agradecer ao Teatro ICBEU-Manaus pela parceria neste segundo ano, ao apoio cultural de todas as empresas e instituições, além de Dan Câmara e Silas Câmara por apoiarem um projeto cultural como a OSA. Todos esses apoios tornaram realidade essa temporada”, declarou o maestro Rubens.

Serviço

Concerto de Abertura da Temporada 2025 – Orquestra Sinfônica da Amazônia

Local: Teatro Amazonas – Manaus

Data: 18 de junho de 2024

Horário: 20h

Solista convidado: Otto Sauter (Alemanha)

Regência: Maestro Rubens de Souza

Entrada gratuita (sujeita à lotação do teatro)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + um =