Manaus,
×
Manaus,

Música

Rock in Rio lança seu primeiro podcast: SHE ROCKS

Produzido em parceria com a TIM para ampliar a voz das mulheres na indústria da música


Depois de apresentar um dia exclusivamente dedicado às mulheres nos principais palcos do festival, a organização do Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, anuncia o lançamento de seu primeiro podcast, o SHE ROCKS, realizado em parceria com a TIM. Neste espaço que será exclusivamente feminino, o festival promoverá semanalmente — todas as terças-feiras — conversas entre mulheres inspiradoras de diversas áreas da cena musical, entre elas artistas, compositoras e profissionais técnicas.

(Foto: Divulgação)

O projeto nasce da observação de diversos dados relativos à representatividade da mulher na indústria da música, como o fato de que, segundo a União Brasileira de Compositores, em 2021, as mulheres receberam apenas 9% do total distribuído em direitos autorais no país e esse é só um exemplo de indicador que mostra como um grande caminho de transformação na indústria ainda precisa ser percorrido. E por isso, a importância de se abrir espaço para a voz das mulheres na música.

Produzido por e sobre as mulheres que fazem diferença no mundo da música e do entretenimento, o SHE ROCKS é um espaço plural que amplifica e potencializa esta voz na indústria da música, destaca nomes pioneiros e engaja cada vez mais a presença feminina neste universo que ainda é predominante ocupado por homens.

Os episódios do SHE ROCKS serão comandados por Gaía Passareli e Renata Simões, que receberão convidadas para falarem sobre carreira, preconceitos, desafios, conquistas, fãs, shows e tudo o que permeia atuar na indústria da música.

Outra novidade é que ao final dos episódios, o SHE ROCKS disponibilizará uma playlist co-construída pelas convidadas do podcast. A cada programa, novas músicas são sugeridas pelas participantes. A ideia surgiu após uma análise feita pelo Music Technology Group (MTG) e da Universidade de Utrecht que mostra que grande parte do consumo de música é de canções compostas e interpretadas por homens, mas não por falta de oferta feminina e sim porque o algoritmo está “viciado”. Dessa forma, o podcast incentiva e estimula a recomendação de músicas compostas, produzidas e interpretadas por mulheres como mais uma forma de dar mais exposição para as vozes femininas que, ainda em suas estreias, já saem prejudicadas pelos algoritmos.

O primeiro episódio, lançado hoje, já chegou com força total. As convidadas da estreia são Roberta Medina e a cantora Luisa Sonza.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 11 =