A cerimônia do Grammy 2023 iniciou na noite deste domingo (5) e seguiu durante a madrugada desta segunda-feira (6) em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Beyoncé começou a noite levando Grammys de Melhor Gravação Dance/Eletrônica com Break my Soul e Melhor Performance R&B Tradicional com Plastic off The Sofa. Dessa forma, ela já tem, ao todo, 30 Grammys na carreira. Entretanto, a cantora foi superada na premiação mais importante da noite: Harry Styles ficou com a estatueta de Álbum do Ano.
O álbum Harry’s House também foi considerado o melhor na categoria engenharia de som não-clássica. Enquanto isso, no gênero alternativo, o vencedor foi Wet Leg de Wet Leg.
Quem também se destacou foi Viola Davis, vencedora na categoria Audiobooks, tornando-se a terceira mulher negra a conquistar o EGOT — premiada com o Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards.
Cotada como favorita por especialistas, Anitta não trouxe a estatueta de Artista Revelação para o Brasil. A premiação ficou com a americana Samara Joy, que também ganhou a categoria Melhor Álbum de Jazz Vocal com Lingher Awhile.