Beyoncé vai mudar a letra de sua nova música Heated, de seu sétimo álbum de estúdio, Renaissance, que foi lançado em 29 de julho. A informação foi enviada por meio de um comunicado publicado pela Variety após muitos ouvintes ficarem indignados com a canção.
A polêmica se deu por causa do verso em que Beyoncé canta: “Spazzin’ on that ass, spazz on that ass” (tendo espasmos naquele bumbum, espasmos no bumbum). Na área médica, o termo em inglês refere-se a uma deficiência que torna difícil para as pessoas controlarem seus músculos, especialmente em seus braços e pernas.
“A palavra, não usada intencionalmente de maneira prejudicial, será substituída”, disse um comunicado da equipe de Beyoncé.
A letra foi criticada e apontada como capacitista nas mídias sociais, e até inspirou um ensaio publicado no The Guardian no qual a escritora Hannah Diviney escreveu: “O compromisso de Beyoncé em contar histórias, musical e visualmente, é incomparável, assim como seu poder de fazer o mundo prestar atenção às narrativas, lutas e experiências de ser uma mulher negra. Mas isso não justifica o uso de um termo capacitista.”
A decisão de Beyoncé de remover essa parte da letra segue decisão similar a de Lizzo, que usou o mesmo termo em sua música Grrrls de seu último álbum, Special. “Vamos deixar uma coisa clara: nunca quero promover uma linguagem depreciativa”, escreveu Lizzo, nas redes sociais, ao anunciar a mudança na letra. A cantora acrescentou que estava “orgulhosa” por ter tomado as medidas para “ouvir e agir”.