Como esquecer do look inteiramente jeans usado por Britney Spears e Justin Timberlake no tapete vermelho do VMA 2001? O visual do casal entrou para a lista de escolhas fashion mais icônicas da cultura pop, rotulando por anos as combinações com o tecido. Seguindo a influência dos anos 1990 e 2000 na moda, a consultora Camile Stefano aposta que esta tendência está de volta para o próximo verão, de forma mais fluida e adaptada a diferentes contextos, inclusive o profissional.
O “total jeans”, como é chamado, apareceu nos desfiles de várias maisons nas coleções de primavera deste ano. Entre todas as peças, seguindo a especialista, destacou-se um ponto em comum: a preservação do conforto, com modelagens largas e nada óbvias. Esse foi o caso, por exemplo, dos desfiles da Stella McCartney e da Balenciaga, que apresentaram diversos looks com o tecido. “Saias jeans estão super em alta na estação. É uma maneira de sair do óbvio e trazer um ar mais moderno à composição”, explica Camile
Falando em saias, essas são peças-chaves para garantir personalidade ao ambiente profissional. Para a consultora, o comprimento midi é o mais indicado. “É interessante combinar com cores vivas, de destaque, e abusar dos acessórios para não deixar o visual muito ultrapassado”, ensina. Outro corte fora do tradicional para o jeans é o blazer. Este ano essa peça marcou presença no desfile da Miu Miu, conferindo elegância ao street style.
Camile, entretanto, chama a atenção para um fato importante: a formalidade do look varia em cada profissão e em cada empresa. Mesmo em ambientes mais casuais, é importante manter a imagem adequada, demonstrando credibilidade. “O combo camisa e calça jeans é uma excelente opção para o ambiente de trabalho. Acessórios podem ajudar a finalizar. Um salto ou uma bolsa estruturada podem complementar de maneira positiva”, explica.
Para quem ainda não quer apostar no total jeans, este tecido casual e prático pode se tornar o elemento central na composição de um look. O famoso “básico nada básico”. Tudo depende da combinação de peças escolhidas. “O ideal é combiná-lo com peças mais formais, como por exemplo camisas, blazers, tricôs. Fuja das combinações com malhas e invista em tecidos de qualidade, como o linho e o algodão”, finaliza a profissional.