O encerramento da Feira do Empreendedor Sebrae, no sábado (21), celebrou a economia da cultura, sobretudo a diversidade da moda autoral amazonense. O ciclo de três dias de programação no Sesi Clube do Trabalhador, no Aleixo, movimentou mais de 200 expositores em torno do empreendedorismo nos mais diversos segmentos.
Moda amazônica em ascensão
Na esteira dos empreendedores criativos, Siodushi é um dos nomes que contribuem para que a moda ocupe o seu devido lugar no cenário global fashionista. Nascido no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), o estilista e diretor criativo acumula formações acadêmicas e há quatro anos se dedica de forma integral ao segmento da moda.
“A moda ainda é muito vista como uma forma de brincadeira, sendo que na moda circula a economia, ela paga pessoas, contrata serviços, isso tudo precisa ser sentido pelos empreendedores. É um trabalho de construção de muitas mãos que estamos fazendo agora e estar na Feira do Empreendedor estimula cada vez mais, não só a mim, enquanto empreendedor, design, mas também outras marcas do nosso Estado que possam se fortalecer”, avalia Siodushi.
Após a roda de conversa, o projeto Amazon Poranga Fashion levou cinco marcas autorais amazonenses para a passarela. Um desfile marcado pela moda indígena ao street style, com a utilização de tecidos sustentáveis, técnicas manuais, impressões em 3D entre outros diferenciais que se assemelham na essência da cultura regional.