Ao reformar ou decorar a casa, nossos olhos são atraídos, automaticamente, às novas tendências de mercado. Porém, como tudo que está na moda, um sofá, uma estante ou até mesmo uma cor pode, facilmente, cair no esquecimento.
Mais que a réplica de uma sala estampada em uma revista de decoração, a sua casa tem que contar uma história sobre você. É desta forma que o empresário manauara André Porto, proprietário da loja D.Space (Rua Rio Jutaí, nº 14, Vieiralves), define o conceito de “casa com alma”, movimento que se desprende do óbvio e busca transmitir a sensação de acolhimento e pertencimento, ao mesmo tempo em que se torna o reflexo de quem, nela, reside.
“É uma casa que a gente entra e, automaticamente, já sabe quem mora ali, que expresse que você gosta de artes, games, cultura pop ou que é uma pessoa mais clássica, por exemplo. No mais amplo significado, é uma casa que realmente fala sobre você e que pode contar diversas histórias por si só”, acrescentou o empresário.
De acordo com ele, apesar de não existir regras pré-estabelecidas para esse tipo de conceito – fora questões técnicas, como altura e proporção -, é importante ter alguns cuidados na hora de “botar a mão na massa”.
“O principal cuidado é que, no fim das contas, o resultado não seja uma casa padronizada. Os itens, a arrumação e a decoração precisam ‘falar’ de você e não devem estar ali simplesmente porque alguém disse que aquela cor, textura ou material está na moda. É um ambiente que ‘converse’ com você e não uma casa que achou bonita em uma revista”, alertou André.
Para não esbarrar nesses obstáculos, o proprietário da D.Space dá algumas dicas, como, por exemplo, nunca aceitar o que te apresentam de primeira.
“É importante que [o cliente] se entenda, que ele faça pesquisas e analise o que consome quando está fora de casa. (…) O que ele usa ou como gosta de arrumar a sala quando não tem ninguém para receber em casa? A decoração nunca deve ser voltada para impressionar os outros e, sim, para transmitir aquela sensação de bem-estar”.
Trabalho contínuo
Acostumado a ajudar clientes que buscam levar essa identidade às suas casas, André afirma que a “casa com alma” é um trabalho em continuidade e um projeto que está sempre em movimento.
“Não entregamos um espaço 100% pronto, pois acreditamos nesse conceito de que o lar está sempre em processo de construção. Então, se vamos montar uma estante, por exemplo, não vou entregar uma estante cheia, sem espaço, pois acredito que, em algum tempo, o cliente pode viajar e achar uma peça que ele vai querer levar para completar ali. Outro ponto que costumo mostrar, também, é que os itens não devem possuir lugar fixo. Um quadro que, hoje, está na sala pode, facilmente, ir para o quarto, e vice-versa”, reforçou o empresário.
“Numa ‘casa com alma’, não podem faltar peças que te causem bem-estar e que te remetem coisas boas, como memórias de lugares legais e de momentos especiais, que realmente te causem essa sensação de aconchego, essa sensação de lar. Pode ser um quadro de algum lugar que você tenha ido, pode ser uma cor em específico numa parede ou até mesmo uma peça que você adquiriu em algum momento da sua vida que, por alguma razão, te transmita um sentimento bom”, finalizou.
Sobre a D.Space
Com peças exclusivas e limitadas, majoritariamente de artistas brasileiros, a D.Space surgiu em Manaus, em 2019, trazendo um novo conceito ao segmento de design e decoração, fugindo do óbvio e apresentando um olhar diferenciado, com itens repletos de história e que levam alma aos ambientes. Em abril deste ano, será a responsável por trazer à capital amazonense, pela primeira vez, a renomada Feira na Rosenbaum, de São Paulo (SP).