O mestre da moda italiano Giorgio Armani, de 86 anos, apresentou nesta segunda-feira (21) um retorno às origens, com uma coleção masculina muito esperada, na qual misturou liberdade de movimentos e extrema elegância, destaque da Semana da Moda de Milão. O estilista apresentou suas novas criações em sua histórica sede na Via Borgonuovo, próximo ao Quadrilátero da Moda.
A luxuosa casa italiana foi a primeira a anunciar a volta do público no final de maio, após ter sido a primeira a renunciar a ele, em fevereiro de 2020, no início da pandemia. Esta coleção primavera-verão 2022 intitulada “Volta para onde tudo começou” e apresentada em dois desfiles sucessivos, reivindica o classicismo da marca, mas revisitando-o e injetando um toque de leveza.
A luxuosa casa italiana foi a primeira a anunciar a volta do público no final de maio, após ter sido a primeira a renunciar a ele, em fevereiro de 2020, no início da pandemia. Esta coleção primavera-verão 2022 intitulada “Volta para onde tudo começou” e apresentada em dois desfiles sucessivos, reivindica o classicismo da marca, mas revisitando-o e injetando um toque de leveza.
O paletó tradicional foi revisitado, mais refinado em alguns modelos, mais informal em outros, com conjuntos de colete e paletó usados com bermudas ou calças largas pregueadas, camisas com gola Mao ou com estampas geométricas. O casaco desconstruído e sem forro, emblema da marca desde a sua fundação em 1975, também ocupa um lugar central na coleção, proporcionando um estilo “dândi” e esportivo.
A silhueta do homem Armani é flexível e sofisticada, os cortes são simples e os materiais, fluidos, dando uma sensação de leveza. Entre os materiais, o algodão, o linho, a seda e o cetim dominam.
A paleta de cores varia do azul, onipresente, ao bege arenoso ou gelo, sem negligenciar o preto, a cor fetiche de Giorgio Armani. Armani foi o último dos três pesos pesados a organizar desfiles presenciais em Milão, onde a Semana de Moda termina na terça-feira, depois da Dolce & Gabanna, no sábado, e do Etro, no domingo.
A grande maioria optou pela divulgação por meio de vídeos gravados ou curtas-metragens via internet.