O Ateliê dos Botelhos, localizado no conjunto Eldorado, começou sua história há 40 anos com Wernher Botelho, artista plástico e estilista amazonense, que faleceu em 2019 em decorrência de um linfoma. Wernher projetou não apenas o sobrenome para o cenário nacional, mas também a arte e cultura amazonense. O sangue artístico corre nas veias da família, atualmente, Islene Botelho, irmã, jornalista e primeira carnavalesca de Manaus, e seu irmão, Welber Botelho, artista plástico, são os responsáveis por dar continuidade a arte marcante dos Botelho.
Welber Botelho, artista plástico e artesão, é quem cria as peças do zero, as desenha e tece no tear. Ele atravessa uma luta contra o câncer sem se deixar abalar. O artista produz peças exclusivas com design e criatividade ímpares, sua inconfundível assinatura é possível ser vista em cada produto e seu amor pela arte é traduzido por sua história de luta e tempo destinado a criação de cada peça. Fantasias completas, cocares, tiaras e diversos outros acessórios são produzidos pelo artesão.
Islene Botelho, jornalista e artesã, responsável por decorar as criações feitas pelo irmão, contou ao portal que essa veia artística foi herdada de seus pais e o gosto por trabalhar projetando a cultura amazonense para o mundo, veio de seu pai que era indigenista. “Nós crescemos numa família prendada, umas arrasam no crochê, outras bordam divinamente bem e a gente cresceu assim. O gosto pela pena partiu do meu pai que era indigenista”, disse Islene.
Confira a história do Ateliê dos Botelhos, contada por Islene Botelho, no áudio a seguir e fotos de algumas peças exclusivas.
Serviço
Ateliê dos Botelho
Artesãos: Welber e Islene Botelho
Endereço: rua Sophia Gonçalves, 06 – Conjunto Eldorado
Contato: 92 99603-2419