A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), deu início, na tarde da segunda-feira (13), à rodada de reuniões devolutivas com os artistas dos segmentos audiovisual e música, no Casarão da Inovação Cassina, para a elaboração do planejamento para a execução da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
Para o presidente do Concultura, Neilo Batista, essa devolutiva é importante para os segmentos artísticos culturais de Manaus e no atendimento à legislação, sobretudo no que se refere ao chamamento e consulta aos segmentos.
“Foi isso que nós fizemos no nosso setorial das oitivas, e agora, na devolutiva, a gente está trazendo a resposta do que foi colhido na primeira escuta. Com isso, a gente vai formulando a construção do processo da Pnab”, explicou Neilo.
Segundo ele, Manaus tem uma política participativa, inclusiva, democrática, e a Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, está procurando fazer da melhor forma, ouvindo os artistas, os fazedores de cultura, para a construção desse processo junto aos segmentos e trabalhadores da cultura.
A conselheira do segmento audiovisual, Dominique Jaci, ressaltou a importância da reunião a respeito das devolutivas como preparação dos editais pelo Concultura da Pnab. “Nós já tivemos o primeiro ciclo de oitivas, com todos os segmentos e foi muito importante ouvir as demandas do segmento em relação à lei. Então, é muito importante para nós acompanharmos o passo a passo de como está acontecendo a lei em nível nacional, até chegar junto à construção dos editais”, disse.
Ela reforçou que esse plano vem para vigorar durante os próximos cinco anos, no esforço de reconstrução da classe cultural pós-pandemia. “Então, é importante a participação das pessoas para conseguirmos distribuir essa verba da melhor forma”, informou.
Agenda
Durante esta semana, serão realizados os encontros com os demais segmentos da cultura.
Na terça-feira (14), será a vez dos segmentos de Cultura Popular e Dança, no Casarão Cassina, às 18h. Na quarta-feira (15), será o segmento de Artes Visuais, às 18h, no Palácio Rio Branco. Na quinta-feira (16), dos segmentos Cultura Étnica, às 14h, no Palácio Rio Branco, e às 18h, segmento Literatura, no Casarão Cassina. Na sexta-feira (17), segmentos de Hip-Hop, às 14h, e Teatro e Circo, às 18h, no Palácio Rio Branco.
Nesta rodada de reuniões devolutivas, os artistas têm a oportunidade de ter respondidas as questões levantadas nas oitivas, realizadas em abril. As escutas públicas são obrigatórias para a elaboração do plano de ação e dos editais da Pnab, para fomentar os setores artísticos.