Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Manaus recebe exposição sobre o legado suíço-brasileiro na Amazônia

A mostra celebra a Data Nacional da Suíça na Pinacoteca do Amazonas, a partir de 1º de agosto, e encerra o programa nexBio Amazônia 2025


A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”, promovida pela Embaixada da Suíça no Brasil e pelo Consulado-geral da Suíça no Rio de Janeiro, chega à cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas. A abertura será nesta sexta-feira (1).

img-20250729-wa0047

Foto: Arquivo embaixada da Suiça 

A Data Nacional Suíça marca também a última etapa do nexBio Amazônia 2025, um programa de imersão no mercado amazônico para empreendedores e pesquisadores, que visa facilitar a cocriação de soluções sustentáveis para o desenvolvimento da bioeconomia na região.

Imersiva e educativa, com tecnologia de realidade aumentada, a exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” destaca as contribuições históricas da Suíça à preservação da biodiversidade amazônica, em especial por meio do trabalho do naturalista suíço Emílio Goeldi e do artista Oswaldo Goeldi, filho do cientista. São ilustrações de 337 espécies de aves amazônicas pertencentes ao acervo do Museu de História Natural de Berna, na Suíça, e 22 xilogravuras coloridas de flores brasileiras, reforçando o diálogo entre arte e ciência. A exposição permanece na capital amazonense até 14 de setembro.

O Cônsul Geral no Rio de Janeiro, Michael Schweizer, destacou que a exposição apresenta as distintas conexões que existem entre a Suíça e o Brasil, através da arte, da ciência e da sustentabilidade. “Arte porque podem conhecer obras de grandes grafistas; ciência, porque Emílio Goeldi foi um naturalista suíço de grande importância mundial; e, finalmente, a sustentabilidade porque apresentamos o que a Suíça tem feito através de contribuições em vários projetos regionais para preservação do meio ambiente, como o Fundo Amazônia”, afirmou.

“Essa exposição não fala apenas de Emílio Goeldi, nem somente das 337 aves retratadas por Ernst Lohse ou das flores gravadas por Oswaldo Goeldi. Ela fala de pertencimento, de raízes, de um Brasil que pulsa na biodiversidade e que encontra, na arte e no afeto, caminhos para se reconectar com sua própria história”, assinalou a curadora, Lani Goeldi.

Exibida em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Natal, ressaltando a agenda de sustentabilidade e meio ambiente da Suíça no Brasil, a exposição integra o programa Road to Belem. Ele reúne várias atividades do Time Suíça no Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a prosperidade por meio da identificação de soluções sustentáveis, compartilhadas e inovadoras, com foco na COP 30, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, capital do Pará. Suíça e o Brasil são parceiros históricos e estratégicos com intensas relações bilaterais nos âmbitos político, econômico, científico e da sustentabilidade.

Na abertura da exposição, uma recepção será organizada pelo Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e contará com a presença de autoridades estaduais e municipais, pesquisadores, startups, além da comunidade suíça no Estado do Amazona, formada por mais de 60 famílias, que contribuem ativamente para o fortalecimento das boas relações entre o estado e a Suíça. A realização da exposição em Manaus simboliza esse compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e reforça os laços de amizade e cooperação entre a Suíça e o Brasil.

SERVIÇO

Exposição: O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade.

Local: Pinacoteca do Estado do Amazonas / Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, em Manaus (AM).

Data: 1º de agosto a 14 de setembro de 2025.

Horário: 9h às 15h | Entrada gratuita.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 3 =