Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Maestro Marcelo de Jesus celebra temporada 2025 de ópera e inovação no AM

Diretor artístico destaca sucesso do Festival Amazonas de Ópera, fusão de estilos pela OCA e ações educativas que lotaram o Teatro Amazonas


O maestro Marcelo de Jesus apresentou o balanço da temporada 2025 da música de concerto no Amazonas, marcada pela retomada intensa do Festival de Ópera e pela inovação da Orquestra de Câmara em projetos inclusivos, educativos e contemporâneos.

img-20260122-wa0032

(Foto: Marcely Gomes / SEC)

A Amazonas Filarmônica, sob a direção artística de Luiz Fernando Malheiro, protagonizou uma temporada vibrante em 2025, realizando mais de 25 concertos com o Teatro Amazonas sempre cheio. O destaque foi o retorno do Festival Amazonas de Ópera, apresentando títulos como *La Vorágine*, *La Bohème* e *Le Nozze di Figaro*, além do balé *Giselle*. A programação reuniu um repertório vasto, indo de Schubert e Dvo?ák a Mahler, e contou com a participação de regentes convidados como João Carlos Martins e solistas de renome internacional.

Paralelamente, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), liderada por Marcelo de Jesus, manteve sua vocação inovadora com uma programação que atravessou épocas e linguagens. A orquestra explorou desde o barroco de Bach e Vivaldi até a contemporaneidade da *Suíte David Lynch / Badalamenti* e o Nu Metal em *Symphony of Chaos*. Projetos especiais incluíram o *”Ópera no Mundo Azul”*, voltado para o público autista, e o “OCA alla Rossini”, uma releitura em linguagem da Geração Z que percorreu escolas estaduais.

As ações educativas foram ampliadas em ambas as orquestras, levando concertos didáticos e vivências culturais para a rede pública de ensino. De acordo com o maestro, a realização das temporadas só foi possível graças ao apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reafirmando a vida pulsante da música no estado.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + doze =