A Livraria Valer recebeu, no último sábado (29), escritores, acadêmicos, familiares e admiradores da cultura regional para o lançamento da obra “Sócrates Bomfim 1908–1984”, biografia que devolve ao centro do debate um dos nomes mais importantes da reflexão econômica e social na Amazônia do século XX. O livro, escrito pelo pesquisador Elcias Moreira e produzido pelo Selo Editorial Temporal, foi lançado por Selma Bomfim Silva e Sócrates Bomfim Neto, filha e neto do homenageado.

Créditos: Selo Editorial Temporal, sob coordenação de Elcias Moreira/Enviado pela assessoria de imprensa
Responsável por mergulhar profundamente na vida e na produção intelectual do homenageado, Elcias Moreira destaca que a biografia busca revelar o homem por trás dos feitos.
“Sócrates Bomfim se destacava pela introspecção, disciplina, erudição e escuta ativa que moldaram suas decisões. Era um homem simples, elegante e avesso aos holofotes. No livro, procurei captar a essência desse personagem com o estilo do jornalismo literário que adoto, um método que busca não apenas narrar fatos, mas mergulhar na alma das trajetórias”, afirmou o autor.

Imagens: Enviadas pela assessoria de imprensa/Mônica Freires @themonicafreires
Lançamento
A cerimônia reuniu membros efetivos da Academia Amazonense de Letras (AAL), entre eles o vice-presidente Abrahim Baze, Carmem Novoa, Dom Luiz Soares Vieira e Mazé Mourão, além de representantes de instituições culturais e literárias. O diretor do MSKTV, Miguel Jorge Mourão, também prestigiou o evento.

Imagens: Enviadas pela assessoria de imprensa/Mônica Freires @themonicafreires
Para o vice-presidente da AAL, Abrahim Baze, a publicação resgata não apenas a trajetória individual de Sócrates Bomfim, mas parte da história cultural do Amazonas.
“Há uma carência de biografias familiares no Amazonas, apesar de termos linhagens que atravessam mais de 150 anos. A família de Sócrates presta um serviço inestimável à nossa memória ao recuperar, com rigor, a vida de um ícone da indústria amazonense. É um projeto de grande importância e que só foi possível graças ao investimento e à dedicação da família, especialmente de Selma Bomfim”, afirmou.

Imagens: Enviadas pela assessoria de imprensa/Mônica Freires @themonicafreires
Selma Bomfim emocionou o público ao recordar a trajetória do pai.
“Eu vinha pensando muito, e com certa tristeza, no esquecimento que rodeava o nome de papai. Um homem que estudou tanto, que se dedicou tanto, e hoje é desconhecido… ninguém sabe quem ele foi, o que fez. Então foi pensando nisso que eu disse: eu posso fazer uma pequena contribuição para a sociedade amazônica. A minha pequena contribuição será fazer uma biografia e reeditar as obras dele”, declarou, emocionando o público.

Imagens: Enviadas pela assessoria de imprensa/Mônica Freires @themonicafreires
O neto do homenageado, Sócrates Bomfim Neto, CEO do Jornal do Commercio, reforçou a atualidade do pensamento do avô.
“Meu avô acreditava profundamente na Amazônia como um espaço de desenvolvimento responsável. Revisitar suas ideias é revisitar uma visão de futuro”.
Coleção resgata cinco obras clássicas
A Coleção Sócrates Bomfim, organizada e editada por Elcias Moreira, reúne cinco títulos essenciais produzidos entre os anos 1950 e 1960, textos que anteciparam discussões sobre economia regional, industrialização e políticas públicas.
A reedição recoloca no debate contemporâneo um pensamento que influenciou gestores, pesquisadores e defensores do desenvolvimento amazônico.
Com 288 páginas, a biografia reconstrói o percurso de um polímata amazônida. Nascido no Juruá, formado em Direito em 1930, Sócrates Bomfim atuou como professor de Direito Industrial e Legislação do Trabalho, além de aprofundar-se em química, geologia, metalurgia, siderurgia e economia.


















