Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Itaú Cultural Play lança chamamento para difundir a produção audiovisual do Norte do Brasil

O chamamento irá selecionar até 20 títulos dessas regiões para licenciamento na plataforma de streaming em 2026 e 2027


Em 23 de dezembro (terça-feira), a Itaú Cultural Play – plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro (itauculturalplay.com.br) – lança o Chamamento Itaú Cultural Play para produções audiovisuais do Centro-Oeste e do Norte do Brasil, com o objetivo de mapear, fomentar e ampliar a visibilidade de obras dessas regiões.

images-2-18

Imagem: Itaú Play Cultural

 

Serão selecionadas até 20 obras audiovisuais produzidas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal para serem exibidas no catálogo da IC Play ao longo dos anos de 2026 e 2027, mediante licenciamento remunerado, de acordo com a política editorial da plataforma. As inscrições, que começam às 11h do dia 23, podem ser feitas até às 18h de 23 de abril de 2026 pelo site do Itaú Cultural (itaucultural.org.br).

“Podermos olhar a produção brasileira de maneira mais ampla é importantíssimo para compor a programação da plataforma e aprendizado curatorial”, afirma Andre Furtado, gerente de Criação e Plataformas do Itaú Cultural. “Cada lugar possui suas histórias e seu jeito de contar essas histórias. Nossa intenção é fomentar e democratizar o acesso às produções do Centro-Oeste e Norte, e contribuir para que elas alcancem públicos mais amplos por meio da Itaú Cultural Play”, completa.

Estão aptas para participar obras de qualquer duração, sejam elas curtas, médias ou longas-metragens, séries ou webséries, documentais ou de ficção. Também não há restrições quanto à data de realização, tema, gênero narrativo (drama, comédia, ficção científica etc.), proposta estética e público-alvo.

Os títulos serão escolhidos por uma comissão de seleção definida pelo Itaú Cultural, considerando os seguintes critérios curatoriais: originalidade artística e/ou no uso da linguagem audiovisual; criatividade para revelar personagens e realidades a partir de outros pontos de vista; formas novas de contar histórias; e diálogo e relação estabelecidos entre as criações audiovisuais e os territórios e as realidades regionais nos quais foram concebidas.

Para serem consideradas obras audiovisuais do Centro-Oeste e do Norte do Brasil, os títulos deverão atender a pelo menos uma dessas normas: origem territorial, com produção realizada majoritariamente nesses estados, por meio de filmagens, locações, participação de equipe técnica e/ou elenco principal; vínculo institucional, produção ou coprodução de empresas que tenham sede e atuação comprovada em um dos estados do Centro-Oeste e do Norte; e vínculo autoral com realizadores que comprovem nascimento, residência ou atuação profissional em um dos estados das regiões.

Como todas as ações e atividades do Itaú Cultural, a inscrição é gratuita. Os titulares das obras selecionadas serão contatados diretamente pela equipe da instituição, ao longo de 2026 e 2027. As regras para a participação no chamamento, critérios de seleção, condições de licenciamento e outras informações estão dispostas no regulamento que será publicado no site do Itaú Cultural.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dez =