Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Hira Mesquita lança livro sobre trajetória e legado do Grupo Carrapicho

Obra "Na Batida do Amazonas" resgata 40 anos de história, bastidores de turnês internacionais e presta homenagem ao cantor Zezinho Corrêa


O ex-dançarino Hira Mesquita lançou, no último sábado (13), na Casa de Praia Zezinho Corrêa, o livro “Na Batida do Amazonas”. A obra, fundamentada em 14 anos de pesquisa, resgata a história do grupo Carrapicho e o legado do cantor Zezinho Corrêa no Amazonas.

img-20260112-wa0008

Acervo pessoal/ Hira Mesquita

 

O livro é definido pelo autor como um registro de memória, identidade e pertencimento, atravessando mais de quatro décadas de história cultural. Além de ser uma autobiografia baseada na experiência de Mesquita como dançarino do grupo por quase dez anos, a obra constitui uma profunda pesquisa histórico-cultural sobre a musicalidade do Norte do Brasil que alcançou reconhecimento global nos anos 90.

A publicação detalha a trajetória do grupo Carrapicho, conhecido por unir ritmos regionais e identidade amazônica em performances que conquistaram plateias internacionais. O conteúdo inclui entrevistas com ex-integrantes, registros raros e relatos sobre os bastidores de turnês no exterior. Um dos pontos centrais é a preservação da memória de Zezinho Corrêa (in memoriam), figura fundamental na projeção da música regional,.

Hira planeja agora expandir o alcance da obra, levando-a para universidades e escolas públicas e particulares. O objetivo é incentivar a leitura entre os jovens e contribuir para o ensino da cultura local, reforçando o orgulho pelas raízes amazonenses. O livro está disponível para aquisição diretamente com o autor.

 

SOBRE O AUTOR

Hira Mesquita é psicólogo, com especialização em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e da Autorrealização. Antes de estudar Psicologia, percorreu o mundo – dançando como Integrante da mundialmente conhecida banda Carrapicho, levou sua arte a palcos de diversos países em turnês pela sofisticada Europa Ocidental, por nações vibrantes da Europa Central, pelas paisagens intensas do Oriente Médio, além de inúmeros países da América Latina e de todos os estados brasileiros.

Apaixonado pelas palavras desde jovem, ele transformou lembranças em poesia, memórias, emoções e amores em versos. Em 2011 começou a reunir suas histórias e sua trajetória com a banda Carrapicho, porém, logo após iniciou a faculdade de Psicologia – sonho que exigiu uma pausa nesse projeto para dedicação total aos estudos. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso, defendeu a pesquisa “A relevância da Biodança para o trabalho da Psicologia”, unindo suas duas grandes paixões: o corpo e o cuidado emocional.

Em 2021, Hira revisitou o passado e retomou seu projeto, reunindo memórias e registros que resgatam parte da história musical do Amazonas. Neste livro, ele revela bastidores, emoções e os caminhos de suas vivências.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − nove =