Manaus,
×
Manaus,

Cultura

‘Helena’ é o melhor espetáculo do Festival de Teatro da Amazônia 2024

Peça do Ateliê 23 apresenta desafios e superação na trajetória da filha do cantor Cauby Peixoto


“Helena”, do Ateliê 23, foi premiado como “Melhor Espetáculo”, na categoria adulto, na 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA). A peça conta a trajetória da filha do cantor Cauby Peixoto, mãe de dois filhos e professora que formou muitos jovens no bairro Redenção.

img-20241015-wa0017

Foto: Hamyle Nobre (premiação) e Alonso Júnior (espetáculo no Teatro Amazonas)

Com o Teatro Amazonas lotado até o teto, a companhia amazonense mostrou como Helena superou todas as dificuldades do destino com muita determinação. Em cena, durante uma hora, o público conheceu momentos desde a infância da protagonista até a morte do segundo marido, de quem cuidou durante sete anos.

É o segundo ano consecutivo que o Ateliê 23 recebe o título de “Melhor Espetáculo” no festival que é referência na região Norte. Em 2023, o grupo liderado por Taciano Soares foi premiado com a peça “Cabaré Chinelo”, outro sucesso de crítica e de público.

“A peça é a partir da história da minha mãe, mas também é sobre a humanidade que podemos encontrar e a força para continuar. É isso que eu acredito, que a minha mãe ensinou e eu pretendo que a população que assiste ao ‘Helena’ continue experienciando”, afirma o diretor Taciano Soares. “É a força para continuar e se isso acontecer com uma ou duas pessoas, já ficamos muito felizes”.

O diretor da companhia destaca ainda a importância de fomentar o consumo do teatro na cidade e de apresentações todas as semanas em espaços culturais diversos.

“Teatro é todo dia e meu desejo é que possamos continuar trabalhando, fazendo, lotando os espaços, trazendo gente pela primeira vez para as peças e eu posso dizer, com muito orgulho que o ‘Helena’ tem feito isso, que o Ateliê 23 tem feito isso”, comenta o artista. “Me sinto honrado, em nome da nossa equipe, em celebrar essa trajetória continuada, mas quero que isso aconteça com todo mundo. É importante e quem ganha é a população”.

img-20241015-wa0019

Foto: Hamyle Nobre (premiação) e Alonso Júnior (espetáculo no Teatro Amazonas)

Nova versão

Em 2024, “Helena” trouxe uma versão atualizada, com novo elenco, figurino, cenário e trilha sonora. A produção compõe o projeto “Ateliê 23: 10 anos!”, que tem apoio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e Prefeitura de Manaus, através da Lei Paulo Gustavo.

A primeira apresentação de “Helena” foi em 2018, no Centro Cultural Usina Chaminé.

O espetáculo encerrou a 14ª edição do Festival de Teatro da Amazônia, em 2019, no Teatro Amazonas. No mesmo ano, a obra participou da programação do Festival Palco Giratório, realizado pelo Sesc.

Em 2020, a peça ganhou nova versão para compor a programação do Combo 23, projeto contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

img-20241015-wa0020

Foto: Hamyle Nobre (premiação) e Alonso Júnior (espetáculo no Teatro Amazonas)

Sucesso de público e crítica, “Helena” recebeu indicação ao Prêmio Brasil Musical, na categoria “Melhor Musical Norte”. A produção foi a única representante da região Norte a participar da segunda edição da mostra a_ponte: cena do teatro universitário, na programação teatral de 2020 do Itaú Cultural, em São Paulo.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nine + three =