O Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, bairro Centro, será palco do espetáculo ‘Festejo Caboco – Gambá de Maués’, marcado para o dia 13 de setembro, às 19h, com entrada gratuita. O musical, criado pelo músico, compositor, arranjador e produtor musical Amino Vasconcelos, é protagonizado pelo Grupo Maroaga, oriundo do município de Maués (distante 276 quilômetros da capital), mas que atua em Manaus, e possui um jeito estilizado de se fazer Gambá.
O espetáculo, de acordo com Amino Vasconcelos, propõe uma celebração autêntica da identidade cultural da Amazônia brasileira, onde a música e a dança ganham vida por meio do ritmo cativante do Gambá. Na apresentação, o Grupo Maroaga proporciona ao público uma imersão nos sons envolventes e ricas histórias do caboclo.
“Os dançarinos, coreografados em sintonia com o grupo, irão elevar a apresentação a um novo patamar de espetáculo visual e emocional. Suas performances sincronizadas e expressivas irão dar vida a essência da cultura do gambá, inspirando ao espectador a se conectar de maneira mais profunda com as tradições da região”, adianta ele.
No palco estarão: Tércio Macambira (voz e gambá), Sérvio Túlio (contrabaixo), Duan Raiad (escaleta), Ronalto Alves – China (tamborinho), Rô Macambira (caracaxá), Kelly Priscila (gambá), Dudu Brasil (banjo) Robert Juan (violão), além de João Enan, assinando a produção. Vale ressaltar que o espetáculo ‘Festejo Caboco – Gambá de Maués’ foi contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura – Lei Paulo Gustavo e tem o apoio da Prefeitura de Manaus/Conselho Municipal de Cultura e Governo Federal.
Ritmo
O Gambá estilizado, do Grupo Maroaga, é uma nova forma de apresentar o ritmo mantendo sua essência. É tida como “nova”, porque admite instrumentos não pertencentes à formação instrumental tradicional, acompanhando arranjos que trazem uma sonoridade mais próxima das gerações mais jovens. “O Gambá é uma manifestação autêntica e rica, que merece reconhecimento e valorização. Comprometido com a disseminação da cultura, o ‘Festejo Caboco – Gambá de Maués’ busca tornar o ritmo acessível a todos, independentemente de origem, identidade ou conhecimento prévio”, completa Amino. Além disso, a apresentação visa cultivar uma compreensão mais profunda da cultura e inspirar o reconhecimento do Gambá como uma expressão cultural vibrante, permitindo que as novas gerações se conectem com sua essência.