Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Filmes e séries para começar 2026

Dicas de filmes e séries para você assistir no streaming sem procurar muito


O ano mal começou e você continua em dúvida sobre o que escolher para assistir em frente à TV, tablet ou celular? Aqui vão algumas sugestões acessíveis para facilitar sua escolha.

1 – 1975: O Ano do Colapso

Se você gosta de cinema, ou tem curiosidade em entender como ele se reinventa, vale conferir este documentário da Netflix. Dirigido por Morgan Neville, o filme examina um ano decisivo para a indústria do cinema estadunidense, quando crises políticas, sociais e industriais se refletiram nas telas. Narrado pela atriz Jodie Foster e através de uma montagem espertinha conduz o espectador para uma verdadeira imersão de época ao revisitar filmes como Tubarão, Taxi Driver, Todos os Homens do Presidente, Um Estranho no Ninho e Chinatown.

 

2 – Vivo Ou Morto: Um Mistério Knives Out

Ainda na Netflix, você pode buscar pela franquia Knives Out e encontrar diversão pura nesse terceiro filme cheio de mistérios deliciosamente sombrios e divertidos. O ator Daniel Craig retorna como o detetive Benoit Blanc e domina as cenas em que aparece para solucionar um assassinato que parece uma adaptação cinematográfica de Agatha Christie. O diretor Rian Johnson equilibra com precisão e humor velhos clichês do gênero “filmes de detetive” como religião e homens assombrados.

 

3 – Cazuza: Além da Música

Dividido em quatro partes, esse documentário estreou na Globoplay final do ano passado e propõe um olhar que vai além da figura mítica do cantor Cazuza. Dirigido por Patricia Guimarães, o filme investiga o processo criativo, as contradições e o contexto cultural em que Cazuza atuou. É um retrato humano feito através de depoimentos de amigos, amores, familiares, riquíssimo em imagens de arquivo, intensidades, paixões e “todo amor que houver nessa vida.”

 

4 – One Last Adventure: The Making of Stranger Things 5

Stranger Things tornou-se um fenômeno cultural ao recriar com precisão o imaginário dos anos 1980 por meio do horror, da aventura e da ficção científica. A série mobiliza referências visuais, musicais e narrativas que dialogam diretamente com a memória afetiva de uma geração. No próximo dia 12 de janeiro estreia, em tradução livre, Uma Última Aventura: Fazendo Stranger Things 5, um documentário que promete mostrar os bastidores e o processo criativo dos atores e dos criadores da série, os irmãos Duffer. Vale o confere.

 


haroldomourao.substack.com

@tudosobreroteiro

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 18 =