Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Exposição celebra as cores do patrimônio histórico de Manaus

O projeto busca promover uma reconexão com as raízes da cidade


Valorizar o patrimônio histórico é uma verdadeira prova de amor por uma cidade. Com essa premissa, a exposição fotográfica “Cores do Patrimônio Histórico Manauara”, da arquiteta e urbanista Márcia Honda Nascimento Castro, convida o público a refletir sobre a importância de conhecer, preservar e apreciar a riqueza arquitetônica de Manaus.

img-20241016-wa0025

Foto: Antônio Carlos Farias do Nascimento

 

“Com essa mostra, pretendo evidenciar a diversidade cromática que o nosso patrimônio possui, não apenas no centro histórico, mas também em outras áreas próximas, como nos bairros da Cachoeirinha e de Adrianópolis.”, explicou a arquiteta.

O projeto busca promover uma reconexão com as raízes da cidade, destacando como as cores dos imóveis históricos podem influenciar nossa percepção e compreensão da identidade manauara. Contemplada pelo Edital de chamamento público Nº 007/2023 para fomento às artes e cultura, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas, e financiada pela Lei Paulo Gustavo, a exposição consta de imagens que capturam fachadas, ornamentos e revestimentos de edificações tombadas e explora o papel fundamental da cromatização na preservação do patrimônio arquitetônico.

Além das fotografias, informativos detalhados orientarão o público sobre o status de tombamento e a importância das intervenções adequadas nesses bens, incentivando o diálogo com os órgãos de preservação.

“A cromatização é fundamental, não apenas para o patrimônio histórico, mas para a Arquitetura em si, porque vai influenciar diretamente no modo como a edificação, o espaço, serão percebidos pelo observador. Caso selecionadas com critério, tais cores também podem contribuir para o embelezamento da cidade, dando destaque, no contexto urbano, para essas construções que, realmente, têm valor cultural, e, por conseguinte, trazendo benefícios sociais e econômicos, estimulando o turismo, o comércio e o bem-estar dos cidadãos.”, completou a arquiteta.

A mostra ficará disponível para visitas no Palacete Provincial, de 21 de outubro a 21 de dezembro de 2024, com entrada gratuita e acessibilidade total, oferecendo a todos a oportunidade de conhecer de perto as cores que contam a história da cidade.

Em complemento à mostra, uma palestra virtual será oferecida gratuitamente em dezembro de 2024, aprofundando a discussão sobre a preservação do patrimônio histórico.

SERVIÇO: 

O QUE: Exposição Fotográfica “Cores do Patrimônio Histórico Manauara”

ONDE: Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, Centro, Manaus-AM

QUANDO: 21/10 a 21/12/2024

QUANTO: Entrada Gratuita

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: Todos os dias (exceto quartas e domingos), das 9h às 15h

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =