Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Destaques nos museus do Palacete Provincial

O espaço abriga a Pinacoteca do Estado e os museus de Numismática, Tiradentes, da Imagem e do Som e de Arqueologia


O Palacete Provincial, no Centro de Manaus, abriu as portas nesta quinta-feira (15/07) para visitação turística. A partir de agora, o equipamento cultural vai receber o público de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, com agendamento pelo Portal da Cultura. O acesso é gratuito.

No local, o público pode conhecer a Pinacoteca do Estado e os museus de Numismática, Tiradentes, da Imagem e do Som e de Arqueologia. O tempo de permanência em cada etapa é de dez minutos.

(Foto: Michael Dantas)

A entrada dos visitantes acontece pela praça Heliodoro Balbi e o roteiro começa pelo andar superior, no Museu de Arqueologia, que traz artefatos indígenas, urnas funerárias restauradas e pedras lapidadas. Segundo a guia Kamilla Pereira, as principais urnas vieram do município de Urucurituba, na década de 80, período em que também foram encontrados fragmentos cerâmicos na praia da Ponta Negra, em Manaus, atualmente em exposição no espaço.

A próxima parada fica no Museu Tiradentes, que abriga a história da corporação militar do Amazonas em dois salões, com armaduras da coleção particular de Adolpho Lisboa, modelos antigos de armas, piso original que representa o Encontro das Águas e registros históricos, desde 1830, apresentados em murais ao longo da mostra. O Palacete Provincial foi sede do Comando Geral da Polícia Militar e uma cela também foi reproduzida no percurso da visita.

(Foto: Michael Dantas)

No Museu de Numismática Bernardo Ramos, que tem mais de 35 mil peças, o acervo traz moedas, medalhas, cédulas, condecorações, selos, cartões-postais, fichas telefônicas, quadros, máquinas registradoras, máquinas de somar, fotografias, documentos e uma biblioteca especializada.

No andar inferior está a Pinacoteca do Estado do Amazonas, que, em 2018, ganhou nova organização em sequência cronológica e com a curadoria do artista plástico Óscar Ramos

Já o Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam) é dividido em três exposições permanentes, com máquinas fotográficas de 1800 a 2002, objetos originais do cinema Guarany, como o projetor movido a carvão, que veio da França em 1900, e uma placa do camarote.  

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 10 =