Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Confira o agendão cultural deste fim de semana

A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo


O agendão cultural deste fim de semana (13 a 15 de setembro) oferece uma programação repleta de novidades nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.

A agenda inclui um espetáculo inédito de jazz regional, shows diversos, feira criativa e apresentação acústica. Além disso, haverá exibições de filmes independentes e remakes, um musical celebrando a cultura cabocla, uma apresentação especial de Natal e o lançamento da programação de várias exposições e performances artísticas.

Musical

O Teatro da Instalação recebe, nesta sexta-feira (13), às 19h, a apresentação do Grupo Maroaga com seu “Festejo Caboco-Gambá de Maués”. Nesse espetáculo único, o Grupo Maroaga lidera a performance musical, mergulhando o público em uma jornada de sons envolventes e ricas histórias de caboclo.

O musical, criado pelo músico, compositor, arranjador e produtor musical Amino Vasconcelos, é protagonizado pelo Grupo Maroaga, oriundo do município de Maués, mas que atua em Manaus, e possui um jeito estilizado de se fazer Gambá.

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o espetáculo propõe uma celebração autêntica da identidade cultural da Amazônia brasileira, onde a música e a dança ganham vida por meio do ritmo cativante do Gambá. Com classificação livre e entrada gratuita.

Show

O palco do Teatro Amazonas recebe na sexta-feira (13), às 20h, o “Show Cinara Nery – 30 anos de carreira”. O show terá a participação especial do cantor amazonense Berg Guerra, que também participou no álbum, em uma das nove faixas.

Cinara interpretará as canções que compõem o seu álbum ‘Vida de artista – Cinara Nery 30 anos de carreira”, e músicas diversas, de compositores locais, como “Segundos” (Adewal Norte); ”O Testemunho das Estrelas” (Bosquinho Poeta/David Nogueira); “Faróis” (Candinho/Inês); “Chave da Paixão” (Paulo Onça); “Cartas Marcadas” (Chico da Silva), entre outras.

Com classificação livre e entrada franca, o show também foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Será transmitido ao vivo pelo Sistema Encontro das Águas e promete surpresas.

Filmes

O Cineclube de Arte exibe neste sábado (14), a “1ª Mostra OAC – Oficina Avançada de Cinema do Amazonas”, no Cineteatro Guarany. A mostra acontece das 18h30 às 21h30 e conta com a exibição de três filmes dirigidos pelo cineasta Marcelo Di Márcio e quatro obras de artistas alunos. O espetáculo gratuito, possui classificação indicativa de 12 anos.

O projeto da Oficina Avançada de Cinema do Amazonas (OAC) foi produzido por Cleide Furtado e dirigido por Marcelo Di Márcio. O projeto foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A magia dos cinemas de rua de Manaus dos anos 80 está de volta com o Cine Carmen Miranda, uma homenagem do produtor Michel Guerrero à memória cinematográfica da cidade de Manaus. O Cine Carmen Miranda fica localizado na rua do Congresso, 10, Centro, na Praça do Instituto de Educação do Amazonas (IEA).

Nesta sexta-feira (13), a programação inclui a exibição do clássico original da saga “Sexta-feira 13”, às 18h, seguido pelo remake do filme, às 19h45. No sábado (14), será a vez da estreia de “Morro 40 Graus”, com sessões às 19h30 e às 20h. O evento oferece acesso gratuito e ocorre de quinta a sábado, a partir das 17h.

O novo espaço é contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), implementada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), em parceria com a Alliance Française Manaus e o Centro Cultural Hiléia Amazônica.

Musical de Natal

O Teatro da Instalação receberá, neste sábado (14), às 14h, uma apresentação musical de Natal da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga. Sob a coordenação da professora de Arte Thatcher Dias, alunos do 1º ano do Ensino Médio criaram seis peças que exploram histórias de vidas, sonhos e fantasias. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de artes e faz parte do ensaio aberto da mostra de Teatro CMPM IV, com o objetivo de oferecer ao público uma visão diversificada de vários temas. O evento é gratuito.

Feira Criativa

A Feira Povos Criativos está de volta, neste sábado (14), das 15h30 às 21h, acontece a terceira do Povos Criativos Feira de Economia Criativa, no Bumbódromo do Liceu de Artes Cláudio Santoro, unidade Parintins. (distante 369 quilômetros de Manaus).

Com o objetivo de impulsionar a Economia Criativa na ilha da magia, o evento conta com atrações musicais, gastronomia, debates, Economia Criativa e muita arte.

Exposições

Neste sábado (14), no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, às 18h30, acontece o lançamento do Cartaz/Programação do “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, trazendo novas exposições e atividades que vão ser realizadas no decorrer do mês. A ocasião conta com a DJ e performer M4fell. As exposições ficam abertas ao público, de quarta a domingo, de 15h às 20h, na Galeria do Largo, no Centro de Manaus.

A mostra, que acontece desde agosto, prossegue em setembro e encerra em 12 de outubro com exposições, performances e seminário, envolvendo artistas, curadores nacionais e locais, produtores, estudantes e público em geral. O objetivo é fomentar a produção e conhecimento na área de artes visuais no Estado do Amazonas.

O Centro Cultural Palácio Rio Negro está com duas exposições em destaque: “Reino de Encantaria”, da artista cênica Nonata Silva, e “13 Casas de Manaus – Coleção Bacellar-Ventilari”, da artista visual Monik Ventilari.

A exposição “Reino de Encantaria”, traz o folclore como valorização e afirmação do presente e a consolidação do futuro da Cultura Popular Manauara/Amazônica.

A obra “13 Casas de Manaus – Coleção Bacellar-Ventilari”, consiste em sua coleção de obras de arte em acrílico sobre tela inspiradas no poema “Balada das 13 Casas”, do poeta amazonense Luiz Bacellar.

As exposições permanecem em exibição até 29 de setembro. O Palácio está aberto para visitação gratuita de segunda a sábado, das 9h às 15h (exceto às terças-feiras).

Espetáculo de Jazz

Neste sábado (14), às 20h, o Teatro Amazonas receberá o espetáculo inédito “Jazz do Norte”, que vai unir o som especial da Amazonas Band com o talento do saxofonista e regente da Amazônia Jazz Band, de Belém (PA), Elias Coutinho, além do trompetista Gerson Lévi.

O repertório inclui sucessos como “Wave” e “Passarim”, de Tom Jobim; “Garota de Ipanema” e “Insensatez”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, além de “Ao Pôr do Sol”, de David Costa e Reny de Oliveira, todas com arranjos de Rafael Rocha.

Os ingressos com classificação livre, podem ser adquiridos pela bilheteria do teatro ou através do site www.shopingressos.com.br. Sendo a plateia e frisas com valor de R$10, enquanto para os demais lugares a entrada é franca.

Domingo

Neste domingo (15), às 19h, o Majestoso Teatro Amazonas recebe o show do Trio Roraimeira, pelo Zeca Preto, Eliakin Rufino e Neuber Uchôa, comemorando 40 anos de atividade artística. Com classificação livre e entrada gratuita.

Zeca, Eliakin e Neuber prepararam um espetáculo de música, dança e poesia, rico em originalidade, personalidade e identidade tipicamente roraimeiras. Clássicas e novas canções e poemas da tríade fazem parte do repertório, além das participações de seus filhos, Miro Garcia, Odara Rufino e Tauã Uchôa, e de convidados especiais, Kell Silva, Euterpe, Halisson Crystian e Leka Denz. Com classificação livre e entrada gratuita.

O Teatro Gebes Medeiros recebe neste domingo (15), às 19h, o show acústico “Luso Acoustic”, com músicas inesquecíveis do rei do brega, Reginaldo Rossi, na voz de Luso Neto. Inspirado no show criado em 2021, que à época foi apresentado no Teatro da Instalação, Luso agora apresentará um formato acústico, acompanhado de Neto Armstrong ao violão, as canções mais emblemáticas de Reginaldo Rossi.

Os ingressos com classificação livre, podem ser adquiridos através do site www.shopingressos.com.br

Endereços

Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);

Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);

Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);

Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;

Centro Cultural Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro;

Liceu de Artes Cláudio Santoro – Unidade Parintins – Rua Domingos Prestes (Conjunto Cham), nº 18 – São Francisco, Parintins.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fourteen − 1 =