O projeto “Circo-Escrituras” está com inscrições abertas até o dia 23 de janeiro para o primeiro curso de formação do Amazonas sobre a cena circense, combinando encontros presenciais e mentorias online ao longo de quatro semanas. Uma imersão gratuita em produção, análise de processos e práticas de dramaturgia circense.

Lis (esquerda superior), Teffy (direita superior), Yara (esquerda abaixo) e Jean (direito abaixo) – Foto: Arquivo Pessoal dos artistas
“Convergências Divergentes – Circo em Linhas Transversais”, “Dramaturgias em Cheque – Balançando as estruturas das Circo-Escrituras em Processo” e “Circotramas compondo um Texto – Proposta de Dramaturgia Circense em Processo” compõem os módulos do projeto, idealizado pelo Núcleo Amazônico de Pesquisa e Formação em Dramaturgias Circenses, formado pelos artistas-pesquisadores Lis Nobre, Yara Costa, Teffy Rojas e Jean Winder.
Ao todo, são ofertadas 20 vagas, sendo dez afirmativas, voltadas ao público preto e indígena e à comunidade LGBTQIAPN+ (em caso de não preenchimento, serão disponibilizadas para a ampla concorrência).
Proponente e mentora responsável pela concepção do projeto, Lis comenta que o “Circo-Escrituras: Imersão introdutória em Produção, Análise de Processos e Práticas de Dramaturgia Circenses” foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e é realizado com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado Amazonas e do Conselho Estadual de Cultura, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
De acordo com a artista amazonense – que possui formação multidisciplinar em Dança, Circo e Teatro –, a proposta nasceu a partir do desejo de pensar, reunir e suscitar reflexões sobre a linguagem circense. “É uma forma de entender o circo enquanto campo aberto para o desenvolvimento de novos agenciamentos simbólicos e códigos estéticos, que permitam ampliar noções e deslocar conceitos pré-existentes na experiência circense. Com isso, também pretendemos afirmar e posicionar o Amazonas como um polo notável de inovações artísticas e destacar seu potencial criativo, reflexivo e intelectual nesta área”, salienta.
Inscrições
Previsto para acontecer no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA/Ufam), o curso contará com carga horária de 44 horas, entre encontros presenciais (realizados às segundas e terças úteis de fevereiro e da primeira semana de março) e online.
Os interessados em participar das aulas do “Circo-Escritura” devem se inscrever por meio de um formulário online (https://forms.gle/JGgrW2PpjuHMxCf79), submetendo uma nota de intenção dramatúrgica de até dez linhas. “Pode ser uma ideia, uma célula inicial ou uma narrativa que desejam criar ou revisitar e com a qual pretendam trabalhar durante a imersão”, detalha Lis.
A idealizadora do projeto explica que as aulas presenciais e online serão ministradas pelos membros do Núcleo Amazônico de Pesquisa e Formação em Dramaturgias Circenses, que também possuem ampla experiência na arte: Yara Costa – bailarina, coreógrafa e professora do curso de dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Teffy Rojas – artista circense venezuelana e fundadora do coletivo “Laboratório Rojo”; e Jean Winder – educador, produtor cultural e fundador da cia amazonense Circo Caboclo. No caso dos encontros virtuais, os inscritos serão divididos em grupos de cinco pessoas e poderão escolher a mentoria de um dos quatro artistas-pesquisadores para participarem durante uma vez por semana, com duração de três horas.
“Nossa ideia é oferecer aos participantes ferramentas para o desenvolvimento inicial de uma composição dramatúrgica circense, além de criar uma plataforma de reflexão e documentação acerca da produção circense atual no contexto amazônico. Ao final do curso, o material produzido pelos participantes e o conteúdo do curso serão compilados em um e-book e disponibilizado para o público em geral. Tudo está sendo preparado com muito carinho, pensado para a nossa comunidade artística local”, finaliza Lis.
Serviço:
O quê: Circo-Escrituras: Imersão introdutória em Produção, Análise de Processos e Práticas de Dramaturgia Circense
Quando: Inscrições até dia 23 de janeiro/ Curso com encontros presenciais às segundas e terças úteis (de 02 de fevereiro a 03 de março)
Inscrições: por meio de formulário online (https://forms.gle/JGgrW2PpjuHMxCf79)
Mais informações: Instagram (@circo__escrituras__)


















