O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) inicia, na próxima segunda-feira (2), a transição de sede, que sairá da rua Barroso, nº 279, Centro de Manaus, e passará a ocupar o prédio da antiga Escola Estadual Saldanha Marinho, localizado na rua de mesmo nome, também no Centro. Durante esse período, o local ficará fechado. No dia 18 de fevereiro, pela parte da tarde, retornará o funcionamento apenas do prédio anexo, que fica ao lado da atual sede.

Foto: Arquivo/Assessoria de Imprensa
De acordo com João Fernandes, diretor do CCCI, esse processo já estava programado desde o final de 2025, e tem por objetivo promover essa transição de forma organizada. “É preciso pararmos nossas atividades para que possamos fazer essa mudança de forma organizada e com maior celeridade. Por isso, a partir do dia 18 de fevereiro, só ficará em funcionamento a Sala de Cinema 2, a Reciprolab e o café, todos no prédio anexo, nº 273, ao lado da atual sede”, adianta ele.
Já as atividades da Sala de Cinema 1, bem como da Sala de Espetáculos, da Galeria, da Livraria da Barroso, da Lojinha do Casarão e do Jardim de Roselle estarão suspensas. “Fechamos uma porta para abrir diversas janelas. Fomos muito felizes na rua Barroso e, de certa forma, continuaremos sendo, tendo em vista que permaneceremos com o prédio anexo. Mas iniciamos um novo momento de ocupação do Centro, com uma proposta diferente, mas mantendo nosso objetivo: fazer cultura no Amazonas”, salienta Fernandes.
Construído em 1901, no governo de Silvério José Nery e chamado num primeiro momento de Escola Modelo, o prédio da antiga escola foi tombado como Monumento Histórico do Estado no ano de 1988, pelo Decreto nº 11.191, e conta com seis salas, todas localizadas em um único pavimento. A edificação foi cedida ao Casarão de Ideias, no dia 28 de fevereiro de 2025, de acordo com o Termo de Cessão nº 006/2025 – Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).


















