O escritor Ananias Góes lança, na próxima terça-feira (9), “Sonhos e Emoções”, livro que narra a criação e trajetória do conjunto The Blue Birds (hoje Blue Birds Band) em Manaus. A obra, que começou como um anexo solicitado por Beto BB, virou uma história completa ao reviver as emoções e a perseverança dos estudantes secundaristas fundadores. O lançamento vai acontecer a partir das 19h30, no Salão dos Espelhos do Palácio Dórico, na avenida Epaminondas, 570, no bairro Centro.

Imagem: Ananias Góes
A obra “Sonhos e Emoções” é o resultado de um processo que começou a pedido de Beto BB (Beto Sá), o responsável atual pela Blue Birds Band, que pretende escrever sobre a trajetória do grupo e solicitou a Ananias Góes um texto sobre a fundação. Ananias, que não era escritor, começou a digitar no notebook todas as lembranças referentes ao assunto, surpreendendo-se com a quantidade de fatos que surgiram. Devido à extensão do material, ele decidiu transformar o conteúdo em uma obra própria, em vez de um capítulo ou anexo.
A primeira parte do livro detalha como o sonho musical dos estudantes secundaristas se tornou realidade, abrangendo a criação e o fortalecimento de amizades que, enfrentando as dificuldades de uma Manaus distante, conseguiram criar o conjunto. O livro foca nas aventuras dos primeiros momentos, no desempenho e na atuação dos fundadores (Antonio Chauvin, Chain, Dibo, Lúcio Hernani, Irandi, João Bosco, Nildo Jorge e Ananias Góes) no período de 1967 a 1971.
Na segunda parte, a história do grupo envereda por uma mini autobiografia de Ananias Góes. Esta seção aborda o grupo musical sucessor, Os Originais (inicialmente com todos os fundadores do The Blue Birds e, ao longo de trinta anos, com outros membros), e a realização de bailes anuais beneficentes, sempre com repertório dos anos 60/70. O público poderá “matar muita curiosidade dos bastidores” da história e vivenciar nas páginas o “sonho maior” dos músicos e as emoções vividas.
Processo de inscrita e inspiração
Para Ananias Góes, o desafio foi superar as emoções das recordações de cada momento vivido e transformá-las em palavras. A inspiração maior veio de seus “irmãozinhos e amigos do grupo”, de outros que os acompanhavam e da beleza do tempo e da cidade de Manaus à época. O autor afirma escrever com autenticidade, deixando o coração falar, e prefere as madrugadas, cujo silêncio é seu “amigo fiel para que as ideias fluam”.
O autor compartilha a lição de que, para que sonhos e emoções surjam, é necessário ter muita perseverança, tenacidade, disposição de luta e nunca abater-se com os percalços. A expectativa do autor é imensa, haja vista que o livro deve atingir um grande batalhão de amigos, conhecidos e o público em geral, ávidos por informações sobre Manaus e um pouco de sua história.
O Atlético Rio Negro Clube, palco de inúmeras histórias e capítulos da obra, é o local escolhido para o lançamento. A importância do local é reforçada por ter sido palco de eventos pessoais do autor, como a recepção de seu casamento, os 15 anos da esposa e filha, e o aniversário de sua primeira neta. A ansiedade do autor é grande, mas a felicidade é ainda maior, especialmente pela promessa dos amigos contemporâneos de fundação do The Blue Birds de subirem ao palco com ele no dia do lançamento para executar canções antigas da época.

Imagem: Ananias Góes
Ananias Góes, o musico-economista-escritor
Ananias Dantas de Góes, nascido no Rio de Janeiro em 1949, foi secretário geral do Tribunal Regional do Trabalho em Manaus, desde a sua instalação do órgão até a sua aposentadoria.
Na esfera cultural, Ananias Góes atuou além de músico, como empresário artístico de 1976 a 1981, trazendo a Manaus grandes nomes do mundo artístico, além de espetáculos teatrais.


















