“O Agente Secreto” avança na corrida para o Oscar 2026 ao ser pré-indicado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Elenco (Gabriel Domingues). O longa de Kleber Mendonça Filho faz parte da shortlist anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira (16), ao lado de outros 14 títulos de diferentes países, que se destacaram em uma longa lista de 86 filmes.

Crédito: Cinemascópio
A pré-seleção representa a chance do cinema brasileiro competir pela estatueta pelo segundo ano consecutivo, após um jejum de mais de uma década – encerrado por “Ainda Estou Aqui”. “O Agente Secreto” entra agora em uma nova fase de votação para a seleção dos finalistas do Oscar. As indicações serão anunciadas no dia 22 de janeiro de 2026.
“É uma alegria muito grande receber esse reconhecimento duplo para o filme e o elenco do filme, nesta nova categoria. E ainda é um dia muito bom para o cinema brasileiro, com o filme de Petra Costa [“Apocalipse nos Trópicos”] na shortlist de documentário e “Amarela” na shortlist de curta-metragem. Essa notícia nos dá uma injeção de energia para continuar o trabalho junto à Neon em janeiro,” declara Emilie Lesclaux, produtora de “O Agente Secreto” sobre a campanha internacional do longa.
A pré-indicação do longa reforça a boa recepção por parte da crítica, mas “O Agente Secreto” também vem sendo abraçado pelo público do Brasil e do mundo. Neste fim de semana, o longa superou 1 milhão de espectadores nos cinemas brasileiros, garantindo uma lista de recordes:
- Primeira vez na história do cinema brasileiro que um filme produzido fora do eixo Sul–Sudeste alcança 1 milhão de espectadores nas salas de cinema
- Segundo lançamento brasileiro a vender 1 milhão de ingressos em 2025
- Primeiro filme de Kleber Mendonça Filho a atingir a marca
- Primeiro longa da Vitrine Filmes a alcançar a marca
As informações são da Comscore, Filme B Box Office Brasil e Ancine/OCA.

















