O Agente Secreto fez história na premiação do Globo de Ouro ao sair da cerimônia com dois prêmios neste domingo (11).
O longa de Kleber Mendonça Filho venceu na categoria de melhor filme de língua não inglesa. Wagner Moura conquistou o prêmio de melhor ator em filme de Drama.
- Wagner Moura mostra Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama que ganhou por ‘O agente secreto’ (Foto: Chris Pizzello/AP)
- Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux mostram Globo de Ouro por melhor filme em língua não-inglesa de ‘O agente secreto’ (Foto: Chris Pizzello/AP)
Esta é a segunda vez que um filme brasileiro ganha na categoria de melhor filme de língua não inglesa. Em 1999, Central do Brasil (1999) trouxe ao Brasil o Globo de Ouro.
O Agente Secreto tinha sido indicado também a Melhor Filme de Drama, mas o prêmio ficou com Hamnet.
Curiosidade: Em 1960, Orfeu Negro, um longa Ítalo-franco-brasileiro, ganhou na mesma categoria de Central do Brasil e O Agente Secreto, mas o prêmio foi para a França. A produção é uma adaptação da peça de Vinicius de Moraes, rodada no Rio de Janeiro e com elenco brasileiro. Esta vitória é culturalmente celebrada como a primeira grande do nosso cinema no exterior.



















