Aproximadamente 60 jovens ribeirinhos de diversas comunidades da Amazônia estarão em Manaus, de 29 de agosto a 2 de setembro, para participar de projetos da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que visam o desenvolvimento, capacitação e formação política.
Os jovens são de seis Unidades de Conservação (UCs) e cinco municípios do estado: Uarini, Fonte Boa, Itapiranga, Novo Aripuanã e Presidente Figueiredo.
As primeiras atividades fazem parte do curso de “Formação Política para Jovens Amazônicos”, promovido dentro da campanha “Eu Voto na Amazônia Viva”, iniciativa da FAS em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), que tem o objetivo de estimular o diálogo entre a sociedade civil dentro e fora da Amazônia Legal, além de fortalecer a defesa socioambiental no território.
Além disso, eles ainda vão participar de uma imersão que visa ampliar os conhecimentos sobre democracia e o impacto social que a juventude da Amazônia pode exercer na promoção de mudanças em seus respectivos territórios, contribuindo para a transformação de uma sociedade mais sustentável.
A FAS também vai ceder espaço para o Encontro de Jovens Líderes da Floresta, uma das ações promovidas por meio do Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhos da Amazônia (Dicara). Com o objetivo de fomentar o protagonismo e a participação social de adolescentes nos espaços educacionais, comunitários e de convivência, o encontro tem uma programação extensa repleta de dinâmicas, gincanas, passeios culturais, rodas de conversa e oficinas que estimulam a liderança juvenil, além de colocar em debate pautas importantes, como educação, bullying e suicídio.
SERVIÇO:
O que é: “Formação Política para Jovens Amazônicos” e “Encontro de Jovens Líderes”
Quando: 29 e 30 (Impact Hub – Formação Política) e 31 a 2 de setembro (Sede da FAS – Encontro da Juventude e Formação Política)
Que horas: 8h às 16h
Onde: Impact Hub e Fundação Amazônia Sustentável
Endereços:
Impact Hub – Av. Efigênio Salles, 1299 – Aleixo
FAS – Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 – Manaus