Quando Gil do Vigor era mais jovem, encontrou um caminho para seguir estudando por meio de videoaulas no YouTube. Hoje, ele afirma que isso foi essencial para a construção de sua triunfante trajetória acadêmica. É a vontade de retribuir o que recebeu que o fez criar um aulão preparatório para o Enem para alunos do ensino médio, em Pernambuco.
“Meu papel enquanto comunicador é usar da minha visibilidade para ajudar a abrir portas que no passado foram abertas para mim. É uma missão de humanidade e gratidão! A educação foi a porta de entrada para as minhas conquistas e assim surgiu esse projeto. É minha forma de contribuir para um futuro melhor para nossa sociedade, dando esperança e gerando oportunidades através do conhecimento.”
Com o carisma que mostrou em rede nacional, o economista e comunicador também é conhecido pelo seu comprometimento com a democratização do conhecimento. Foi por isso que criou o canal “Matemática do Vigor“, no YouTube: para compartilhar seus conhecimentos de forma leve e descontraída.
A aula de sábado (21), foi realizada no Centro de Convenções de Recife, e totalmente gratuita. O evento teve uma duração de seis horas. O nordeste não foi escolhido aleatoriamente.
Para quem estava longe, Gil disponibilizou transmissão ao vivo pelas redes do Gil e pelo “Matemática do Vigor”.
A repercussão do público foi grande e Gil recebeu muitas mensagens positivas.
Segundo ele, o mais importante é que as pessoas tenham aproveitado e aprendido o máximo possível com o Aulão, assim como sente, pelos comentários, que estão aprendendo com as aulas do “Matemática do Vigor”. O ânimo e engajamento com esses projetos o motivam, ele garante.
Para isso, está há semanas com a equipe estudando os melhores caminhos para a realização.
O desafio das 6 horas
Manter todo mundo atento e com disposição por tanto tempo é bem complicado. Gil afirma que esse é um teste de ferro para si mesmo também e emenda suas gargalhadas.
“É um desafio que vale a pena passar. As coisas na vida não vêm fácil para a gente. Existem muitas maneiras leves e divertidas de passar o conteúdo, para que não seja algo tão cansativo e que ao mesmo tempo engaje os alunos. Além disso, também reforçamos a importância do descanso e do cuidado com a saúde mental. Repouso é tão importante quanto o estudo.”