Manaus,
×
Manaus,

Educação

‘Educação pela Paz’

Cerca de 390 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ruy Araújo participaram da palestra que integra o projeto 'MP nas Escolas'


Alunos da Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, na zona sul de Manaus, participaram, na manhã desta terça-feira (25), da palestra “Educação pela Paz”, que integra o projeto “MP nas Escolas”, promovido pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Com o intuito de fortalecer o diálogo entre as instituições públicas e a comunidade estudantil, a iniciativa promoveu discussões sobre a cultura de paz nas escolas e apresentou o MPAM e suas atividades aos estudantes do Ensino Médio da instituição.

A ação, que marca o início do calendário de atividades do “MP nas Escolas” em 2023, contou, também, com a participação de representantes do Conselho Tutelar da zona sul. A gestora da EE Ruy Araújo, Ticiana Boh, explicou que a proposta da atividade surgiu a partir da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Como a BNCC já prevê a cultura da paz nas escolas, procuramos o MPAM, antes mesmo dos episódios recentes de violência, e fomos muito bem recebidos. Aqui, fizemos essa escuta, em um espaço aberto para dúvidas, onde proporcionamos muitos esclarecimentos”, afirmou a gestora.

Representando o MPAM, o chefe do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento (Ceaf), promotor de justiça João Gaspar Rodrigues, reforçou os principais objetivos da ação de hoje.

“Primeiro, queremos conhecer melhor o ambiente escolar, os desafios e como podemos ajudar. O segundo objetivo é o MP se fazer conhecer. Os alunos, pais e professores precisam saber das nossas atribuições em seu benefício. Por último, buscamos despertar, nos alunos, o interesse para que eles possam participar da instituição, como futuros membros, promotores, servidores e estagiários”, descreveu.

Trabalho em conjunto 

Para a coordenadora adjunta do Ensino Médio da Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE 1), Calene Muller, a visita marca mais um passo na parceria entre a Secretaria de Educação e o MPAM.

“Ficamos muito empolgados com a atividade hoje. O MPAM tem projetos muito importantes que tratam de temas sociais diversos. A vinda deles aqui foi muito interessante. Os alunos saem daqui com uma outra visão da atuação do órgão”.

Esse trabalho em conjunto, entre o MPAM e a Secretaria de Educação, também tem outros projetos em curso, entre eles, o “Papo Cidadão”, que promove o diálogo sobre temas relevantes para a sociedade amazonense e que é gravado no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Corpo discente

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ruy Araújo se empenharam em mais uma ação em prol da cultura de paz nas escolas.

Na última quinta-feira (20), durante o dia D da campanha “Cultura de Paz e Cidadania”, promovida em toda rede estadual pela Secretaria de Educação, os estudantes da unidade de ensino já tinham se mobilizado sobre o tema por meio de exposições musicais, confecção de cartazes e conversas em sala de aula.

“A gente sabe que a porta de entrada para a violência dentro da escola é o bullying e o desrespeito. Essa é a importância de nos conscientizarmos sobre o assunto, porque faz com que as pessoas mudem suas formas de pensar, ajuda a ter mais empatia e aprender a ouvir aquele que precisa de acolhimento”, ressaltou o aluno Paulo Peixe Filho, de 17 anos, e que é finalista do Ensino Médio na escola.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =